#252 - Considerações sobre o criador - Marcus Aurelius - Estoicismo
Meditações Livro II
Considerando que é possível tu deixares esta vida a qualquer momento, administra cada ato, palavra e pensamento em consonância com isso. Deixar os seres humanos, porém, se existirem deuses, não é de se temer, pois estes não te envolverão no mal; na hipótese, decerto, de não existirem ou não se preocuparem com as coisas humanas, qual o sentido de eu viver em um mundo destituído de deuses ou de Providência?
Contudo, eles existem e, positivamente, se preocupam com as coisas humanas; e colocaram tudo ao alcance do ser humano para que este não caia em poder de males reais; se restasse efetivamente qualquer mal além desses males, haveriam de exercer providência em relação a isso também para que se possa evitá-lo.
Como conceber que aquilo que não torna pior uma pessoa pode tornar pior a vida de uma pessoa? Tampouco é de se pensar que a natureza do universo omitiu-se com referência a essas coisas por ignorância ou, tendo conhecimento, que foi incapaz de tomar precauções; nem que ela, poderosa como é, por incapacidade ou inépcia, tenha cometido essa falta, levando a ocorrer indistinta e confusamente bens e males a pessoas boas e más. Mas a morte e a vida, a boa e a má reputação, o sofrimento e o prazer, a riqueza e a pobreza, tudo isso atinge igualmente pessoas boas e más, sendo coisas que não nos transmitem nobreza nem vileza. Não são, portanto, nem boas nem más.
Nada há de mais deplorável do que a pessoa que tudo percorre em círculo e sonda o que está debaixo da terra (diz ele), e investiga em caráter conjectural o conteúdo das almas dos vizinhos e o que está debaixo da terra sem perceber que basta dar atenção à divindade que existe dentro de si mesmo e cultuá-la com sinceridade. Esse culto a ela deve conservar-se livre de paixão, de irreflexão e de descontentamento com referência ao que se origina dos deuses e dos seres humanos. Com efeito, aquilo que provém dos deuses é venerável em razão de sua excelência, enquanto o que provém dos seres humanos nos é caro porque provém de nossa mesma espécie; e mesmo quando, de algum modo, nos conduz à compaixão por causa da ignorância dos bens e dos males, falha que não é menor que aquela que subtrai nossa capacidade de distinguir as coisas brancas das pretas.
Você pode nos escutar diariamente na Spotify, Apple, e Google podcast e no Instagram buscando por Meditação estoica
@meditacaoestoica @leosimao10 @poderestoico
link tree leo simao
#citaçõesestoicas #frasesestoicas #motivaçãodiária #citaçõesdiárias #aprendizado #mindset #crescimento #praticaestoica #sabedoria #meditacaoestoica #poderestoico #estoico #Estoicismo #filosofiaestoica #marcusaurelius #marcoaurelio #seneca #epicteto #zenao #epiteto #epictectus #filosofia #filosofo #sabedoria #amorfati #mementomori #filosofar #autoconhecimento #mindset