#260 - Procure o lado bom em tudo - Seneca - Estoicismo
Laura Ingalls Wilder teve uma existência difícil. Das pradarias do Kansas ao sertão da Flórida, ela e sua família sobreviveram em alguns dos ambientes mais implacáveis do planeta. Isso é o que realmente era ser um pioneiro. Não foi glamouroso, foi difícil.
No entanto, o que aparece em seu trabalho é a alegria, felicidade e beleza que ela conseguiu ver apesar de todas as dificuldades. “Há algo de bom em tudo”, ela escreveu mais tarde, “se apenas procurarmos por isso”.
É disso que tratam muitos dos melhores exercícios estoicos – procurar o bem. Ou pelo menos perceber que temos alguma escolha em ver as coisas de uma maneira ou de outra. Como Epicteto disse, em última análise, não são as coisas que nos incomodam, é o nosso julgamento e opiniões sobre as coisas que nos incomodam. Então, inversamente, escolhemos não apenas não ficar chateados, mas ser felizes, ser gratos, ver a vida como uma aventura que podemos aproveitar ao máximo.
A tarefa diante de você hoje é procurar esse bem, em tudo e em tudo que você faz. Porque está lá. Se Laura Ingalls Wilder conseguiu encontrá-lo em uma cabana de um cômodo, em meio à tragédia, terror, dor e pestilência, então você pode encontrá-lo no escritório, no trânsito e nos confins da vida moderna.
Todos nós podemos.
Um texto de Ryan Holiday
Você pode nos escutar diariamente na Spotify, Apple, e Google podcast e no Instagram buscando por Meditação estoica
@meditacaoestoica @leosimao10 @poderestoico
link tree leo simao
#citaçõesestoicas #frasesestoicas #motivaçãodiária #citaçõesdiárias #aprendizado #mindset #crescimento #praticaestoica #sabedoria #meditacaoestoica #poderestoico #estoico #Estoicismo #filosofiaestoica #marcusaurelius #marcoaurelio #seneca #epicteto #zenao #epiteto #epictectus #filosofia #filosofo #sabedoria #amorfati #mementomori #filosofar #autoconhecimento #mindset