#287 - Como ser imune a ofensas - Marcus Aurelius - Estoicismo
É natural que tais ofensas sejam proferidas por tal tipo de pessoa, é simplesmente assim que as coisas são: desejar que fosse de outra forma seria como querer que o figo deixasse de ser suculento.
Mas tente, a todo custo, manter isto em mente: que num curto período de tempo tanto você quanto ele estarão mortos, e não muito depois até mesmo os seus nomes serão esquecidos
Mande embora a opinião, e a queixa será despachada junto com ela: “Eu fui ofendido” – suprima a sua interpretação do ocorrido, e a ofensa em si será igualmente suprimida.
Aquilo que não torna um homem pior do que é, tampouco pode degradar a sua vida; assim sendo, é incapaz de lhe causar algum dano, seja externamente, seja internamente.
A natureza trabalha sempre em favor do que é útil [a própria natureza].
Evite enxergar as coisas pelos olhos daquele que lhe ofende, tampouco como ele gostaria que as enxergasse, mas olhe para ele com os seus próprios olhos, e contemple-o como ele verdadeiramente é.
Marcus Aurelius
Você pode nos escutar diariamente na Spotify, Apple, e Google podcast e no Instagram buscando por Meditação estoica
@meditacaoestoica @leosimao10 @poderestoico
link tree leo simao
#citaçõesestoicas #frasesestoicas #motivaçãodiária #citaçõesdiárias #aprendizado #mindset #crescimento #praticaestoica #sabedoria #meditacaoestoica #poderestoico #estoico #Estoicismo #filosofiaestoica #marcusaurelius #marcoaurelio #seneca #epicteto #zenao #epiteto #epictectus #filosofia #filosofo #sabedoria #amorfati #mementomori #filosofar #autoconhecimento #mindset