Venha fazer parte da nossa comunidade e transformar sua vida através de um MIndset Estoico vencedor! Clique agora no link abaixo!👊🏻🏛🚀
www.meditacaoestoica.com.br/comunidade
#315 - Diminua seu vício do celular - Marcus Aurelius - Estoicismo
Sêneca escrevia constantemente sobre o tempo. Uma de suas observações mais convincentes foi sobre como as pessoas protegem seu dinheiro, suas propriedades, suas posses, mas são descuidadas com a única coisa que não podem recuperar. “Não é que tenhamos pouco tempo de vida”, disse ele, “mas que desperdiçamos muito dele.
Você consegue imaginar o que ele diria sobre o fato de que hoje as pessoas usam em média mais de 5 horas por dia em dispositivos móveis? São 52 dias por ano – um sétimo de nossas vidas – assassinados!
O excelente novo livro de Cal Newport Digital Minimalism, que acaba de ser lançado esta semana, é uma tentativa de mudar isso - focar no tempo limitado nas coisas que importam (trabalho profundo, família, estar presente, até mesmo o estudo da filosofia). Em nossa entrevista com Cal para DailyStoic.com, ele explicou as duas razões pelas quais isso é cada vez mais fácil falar do que fazer. A primeira é que existem cientistas da computação realmente inteligentes projetando especificamente esses dispositivos e plataformas de mídia social para promover o uso compulsivo. O segundo:
“Ele preenche um vazio. A vida é difícil. Essa dureza se manifesta especialmente durante os períodos de inatividade quando você está sozinho com seus pensamentos. As pessoas evitam esses confrontos por meio de distração digital constante e de baixa qualidade, da mesma forma que pessoas de outra época poderiam ter lidado com essas dificuldades com o consumo excessivo de álcool. Mas isso é apenas um band-aid sobre uma ferida mais profunda.”
Como devemos preencher o vazio?
“Como os antigos nos ensinaram, a resposta sustentável é dedicar seu tempo livre às coisas que importam. Assuma o máximo de responsabilidade que puder suportar, busque a qualidade pela qualidade (como Aristóteles recomenda em A Ética), sirva sua comunidade, conecte-se com pessoas reais na vida real e sacrifique-se por elas.
Tudo isso pode parecer assustador em comparação com clicar em "assistir próximo" no seu fluxo da Netflix, mas uma vez envolvido nessas atividades mais profundas, é difícil voltar ao raso. ”
E se, em vez de usar nossos telefones para uma dúzia das mais de 2.600 vezes por dia (!!) que o usuário médio interage com seu dispositivo móvel, nós pegamos um diário e uma caneta? Ou um livro? Ou se não estivéssemos em busca de nada e apenas olhássemos para o teto perdidos em pensamentos? Existem poucos problemas que você não poderia resolver se essas 5 horas por dia fossem gastas pensando em vez de rolar. Coloque alguma distância entre você e seus dispositivos hoje. Preencha o vazio com coisas que agregam valor à sua vida.
Um texto de Ryan Holiday