Chamado Estoico | Sua mente Inabalável
Encontre paz, e equilíbrio em qualquer circunstância - Descubra sua força interior com o Chamado Estoico | Sua mente Inabalável
Aprenda como você também pode ter a força mental dos maiores líderes que viveram neste planeta - uma mente forte e resiliente, blindada de todos os medos, ansiedades e depressões que possam estar limitando suas realizações e sua felicidade.
Link da bio ou 👇
www.meditacaoestoica.com.br/7lentes
#citaçõesestoicas #frasesestoicas #motivaçãodiária #citaçõesdiárias #aprendizado #mindset #crescimento #praticaestoica #sabedoria #meditacaoestoica #poderestoico #estoico #Estoicismo #filosofiaestoica #marcusaurelius #marcoaurelio #seneca #epicteto #zenao #epiteto #epictectus #filosofia #filosofo #sabedoria #amorfati #mementomori #filosofar #autoconhecimento #mindset #leosimao #chamadoestoico #menteinabalavel #7lentesdatransformacao
#411 - O que importa é como você reage após o susto inicial - Seneca - Chamado Estoico
Transcenda sua primeira impressão
Os estóicos acreditavam que situações estressantes e perigosas se desenrolavam assim:
Algo acontece – acordamos com notícias de que o mercado de ações despencou, ouvimos gritos do nosso chefe, o médico levanta uma sobrancelha e recomenda que façamos mais exames…
E isso provoca uma reação – também não é boa. Um assustado. Ou um zangado. Algo emocional. Ou seguimos o caminho inverso e simplesmente desligamos, paralisados pelos acontecimentos.
Os estóicos chamavam essas impressões involuntárias e imediatas que formamos em resposta a más notícias ou phantasia de estresse. Ao contrário do que você possa pensar, os estóicos simpatizavam bastante com essas reações. Eles os entendem como naturais e, em grande parte, fora de nosso controle. Você joga algo surpreendente em alguém... e eles vão ficar surpresos. É assim que funciona. É por isso que se chama 'surpresa'.
O estoicismo não é uma filosofia destinada a mostrar como parar isso. Em vez disso, o estoicismo é sobre o que fazer a seguir. O que fazer depois da primeira impressão involuntária. Como Donald Robertson escreve em seu maravilhoso livro, How To Think Like a Roman Emperor, “O estóico diz a si mesmo que, embora a situação possa parecer assustadora, o que realmente importa na vida é como ele escolhe reagir”.
É perfeitamente razoável tremer diante do perigo, diz ele, e é provável que Catão e Marco Aurélio tenham se assustado na véspera da batalha ou antes de um discurso importante. Mas não usamos isso contra eles, porque o que importa é o que eles fizeram a seguir.
Eles lideraram o ataque. Eles fizeram o discurso. Eles fizeram a coisa certa de qualquer maneira. Eles transcenderam sua fantasia.
E você também deve.