Listen

Description

Se você quer ter a mente calma, assista a aula gratuita no link abaixo! 👇🏻

 https://www.calmadamente.com.br 

#584 - O equilibrio é a base da vida - Summum Bonum

TEMPERANÇA

Dentre os 5 grandes pilares do Estoicismo o Sumum Bonum que em latim significa o Bem mais Elevado, diz que tudo o que enfrentamos na vida é uma oportunidade de responder com virtude. Mesmo em situações ruins, dolorosas ou assustadoras. É o caminho essencial da vida, não importa quão difícil seja o momento. Para os estoicos, as quatro virtudes fundamentais são: sabedoria, coragem, temperança e justiça. Neste episódio vamos falar sobre a Temperança

“'Se você busca tranquilidade, faça menos.' Ou (mais precisamente) faça o que é essencial — o que o logos de um ser social requer, e da maneira necessária. O que traz uma dupla satisfação: fazer menos, melhor. Porque a maior parte do que dizemos e fazemos não é essencial. Se você conseguir eliminá-la, terá mais tempo e mais tranquilidade. Pergunte-se a cada momento: 'Isso é necessário?'”

Marcus Aurelius, Meditações, 4.24

Aristóteles chama isso de “meio-termo”, o que explica que a virtude se encontra firmemente no meio, entre o excesso e a deficiência. Excesso e desejos são sinônimos de descontentamento e insatisfação. Eles são um impulso autodestrutivo.

Epicteto disse: “Controle o seu desejo — não coloque o seu coração em tantas coisas e você obterá o que precisa”.

Sêneca disse: “Você pergunta qual é o limite adequado para a riqueza de uma pessoa? Primeiro, ter o que é essencial e, segundo, ter o que é suficiente.”

Temperança é o conhecimento de que a abundância vem de ter o que é essencial. Os estoicos costumavam usar temperança como sinônimo de "autocontrole". Autocontrole, não apenas em relação aos bens materiais, mas autocontrole, harmonia e boa disciplina sempre — no prazer ou na dor, admiração ou desprezo, fracasso ou triunfo. A temperança é protegida contra os extremos, não confiando na fugacidade do prazer para a felicidade, nem permitindo que a fugacidade da dor a destrua.