Listen

Description

Se você quer ter a mente calma, assista a aula gratuita no link abaixo! 👇🏻

 https://www.calmadamente.com.br 

Nunca è sobre as circunstâncias externas, ter a calma da mente è sempre uma decisão interna.  Basta aprender e vive-la todos os dias! 

#590 - Esta é a principal razão da sua vida | Estoicismo 


Marco Aurélio nunca teria escolhido ser imperador. Foi o destino que o escolheu , e ele o aceitou... com um sacrifício considerável. Rutilius Rufus queria simplesmente ser um político bom e honesto, o que em Roma naquela época significava que ele foi atacado e, finalmente, exilado. Cato deu sua vida em um ato de devoção à República. 

Essas são as coisas que um estóico faz. Não só eles não tomam o caminho mais fácil - na vida, no trabalho, em momentos de crise - mas eles tomam o caminho certo ... mesmo com um custo considerável para si mesmos. É tolice que o estoicismo seja criticado como uma filosofia de “resignação” quando a realidade é que, durante séculos, os estóicos estiveram envolvidos na vida pública, muitas vezes de forma altruísta e dolorosa.

Embora venha do Evangelho de Marcos e não das Meditações, este versículo captura o senso estóico de dever e compromisso com o bem público, bem como qualquer coisa nos escritos de Marco Aurélio ou Sêneca. “Quem quiser tornar-se grande entre vós deve ser vosso servo”, lê-se, “e quem quiser ser o primeiro deve ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Marco Aurélio abriu mão da vida acadêmica pelo fardo da liderança. Sêneca, apesar de todas as suas contradições, claramente se sentia obrigado a servir ao Estado, mesmo quando aparentemente não podia ajudar. 

E você? O que você está disposto a dar? O que você está servindo? Quem você está ajudando? Se sua vida fosse um resgate, quantos ela salvaria?

Lembre-se: atos de serviço não precisam ser grandiosos ou glamorosos. Eles podem ser pequenos, como a simples recusa de Rutilius em aceitar subornos. Pode ser a decisão de tomar uma vacina, de deixar seus funcionários trabalharem em casa. Pode ser pessoal, como a decisão de adotar. Independentemente disso, a obrigação de servir sempre o encarará e manterá seu olhar quanto mais bem-sucedido você se tornar.

Você está aqui para outras pessoas. A vida é sobre o que podemos dar a muitos.