Listen

Description

#60 - Nunca será perfeito

Rosanne Cash conta uma história em seu livro de memórias, Composed, sobre uma performance que ela fez com George Harrison. O ensaio geral foi maravilhoso, mas a performance não foi tão boa. Vendo que ela estava desapontada com isso, Harrison se aproximou e a consolou. “Nunca é tão bom quanto o ensaio”, disse ele.

Tal como acontece com a música, assim com a vida.

Mesmo quando fazemos um Premeditatio Malorum, mesmo quando acertamos tudo, ainda ficamos surpresos com o andamento das coisas. Eliminamos todas as grandes coisas que podem dar errado, e então acontece que algumas pequenas coisas ainda não deram certo. Só nunca é perfeito.

Essa é uma lição. A outra lição é que, mesmo quando estudamos e ensaiamos essa filosofia, enquanto planejamos as pessoas que queremos ser, sempre ficaremos aquém. E assim são outras pessoas. Marcus falou sobre como não podemos sair por aí esperando que o mundo seja a República de Platão. Ele também falou sobre nos levantarmos quando caímos — porque vamos cair. Epicteto disse que nunca esperava encontrar um sábio completo - ele só queria conhecer alguém tentando melhorar. (Confúcio, por acaso, disse algo muito semelhante).

Portanto, não espere ser perfeito hoje. Não espere que as coisas sejam tão boas quanto eram na sua cabeça ou como você as praticou. Contente-se em ser o melhor que puder, enquanto ainda tenta melhorar um pouco da próxima vez. Porque é assim que o progresso é feito e a melhoria é depositada – e é a única coisa com a qual podemos contar com certeza.

Um texto de Ryan Holiday