Listen

Description

Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/


 #sabedoria#autoconhecimento#pazinterior#equilíbrio#serenidade#felicidade#harmonia#mindfulness#motivaçãodiária#aprendizado#mindset#crescimento#amorfati#mementomori#marcusaurelius#seneca#zenao#epiteto #paz#mente#calma#poder#felicidade#eudaimonia#meditacaoestoica#chamadoestoico#estoicismo#estoico#leosimão

Não tema a morte. Uma reflexão de Sêneca para encararmos com serenidade esse momento.

Neste episódio, exploramos uma carta do filósofo Sêneca ao seu amigo Lucílio, discutindo os terrores da morte. Às vezes, é essencial lembrar: "Não tema a morte". Sêneca nos lembra de enfrentar a mortalidade com calma, buscando uma vida em harmonia com a natureza e seus limites.

A reflexão de Sêneca ecoa nas palavras de Jesus no Novo Testamento (Mateus 6:25-34), destacando a importância de viver sem excessiva preocupação. Ambos nos convidam a encontrar paz e contentamento, valorizando o que é verdadeiramente essencial na vida.

A morte, embora seja um mistério temido, pode ser encarada com coragem e serenidade. É um convite para refletir sobre nossa jornada e viver de maneira significativa, em paz conosco mesmos e com o mundo ao nosso redor.

"Repasse este pensamento todos os dias, para que você possa sair da vida contente; pois muitos homens se apegam e agarraram-se à vida, assim como aqueles que são levados por uma correnteza e se apegam e agarram-se a pedras afiadas.

A maioria dos homens anda a deriva e flui em miséria entre o medo da morte e as dificuldades da vida; eles não estão dispostos a viver e ainda não sabem como morrer.

Por esta razão, torne a vida como um todo agradável para si mesmo, banindo dela todas as preocupações.

Nenhuma coisa boa torna seu possuidor feliz, a menos que sua mente esteja harmonizada com a possibilidade da perda; nada, contudo, se perde com menos desconforto do que aquilo que, quando perdido, não se dá falta. Portanto, encoraje e endureça seu espírito contra os percalços que afligem até os mais poderosos.

Reflita que um bandido ou um inimigo pode cortar sua garganta e, embora não seja seu senhor, cada escravo exerce o poder da vida e da morte sobre você. Portanto, eu lhe declaro: é senhor de sua vida aquele que a despreza. Pense naqueles que morreram por meio de conspiração em sua própria casa, mortos abertamente ou por artimanha. Você perceberá que tantos foram mortos por escravos raivosos como por reis irados."

Se você se inspirou com essa reflexão sobre a vida e a mortalidade, convidamos você a se inscrever em nosso canal, curtir este vídeo e compartilhá-lo com seus amigos e familiares. Juntos, podemos encontrar força na sabedoria dos filósofos e nas palavras de conforto. Não tema a morte, mas abrace a vida com sabedoria.