Listen

Description

Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! https://calmadamente.com.br/

#filosofia, #sabedoria, #autoconhecimento, #pazinterior, #equilíbrio, #serenidade, #felicidade, #harmonia, #mindfulness, #motivaçãodiária, #aprendizado, #mindset, #crescimento, #amorfati, #mementomori, #marcusaurelius, #seneca, #zenao, #epiteto #paz, #mente, #calma, #poder, #felicidade, #eudaimonia, #meditacaoestoica, #chamadoestoico, #estoicismo, #estoico, #leosimão

Controle essa raiva e conquiste sua paz - Sêneca

Poucas pessoas estudaram a vida e os escritos de Sêneca tão profundamente quanto James Romm. Romm é o autor de uma grande biografia de Sêneca, uma tradução dos vários pensamentos de Sêneca sobre a morte, e seu mais novo trabalho, apresentando um dos ensaios mais atuais de Sêneca, Sobre a raiva.

Cada um de nós deve tirar um minuto para pensar, mesmo na última semana, nas vezes em que ficamos com raiva ou mal-humorados e pensar: "Isso já me serviu bem?" A resposta muito raramente sim. A raiva, como diz Sêneca, sempre piora as coisas: “Nenhuma praga custou mais caro à raça humana”. Mas é uma emoção difícil de combater. É natural, muitas vezes quase instintivo.

Queríamos algumas dicas práticas reais sobre como administrar nossa raiva, então perguntamos o que ele achava que era o melhor conselho de Sêneca:

Meu favorito é resumido na citação: "Você quer ficar menos zangado? Seja menos consciente." A raiva geralmente começa ao perceber muitas sutilezas na maneira como os outros interagem conosco. Em muitos casos, seria melhor não notar as atitudes e micro agressões que podem nos deixar malucos se permitirmos. Pode-se querer ignorar essas coisas — uma prática que muitos casais de longa data reconhecerão instantaneamente!

Hoje, quando você sente que a raiva começa a ferver - alguém te interrompe no trânsito, seu computador trava quando você simplesmente não pode pagar, a garçonete estraga seu pedido apesar de instruções muito cuidadosas - pare, dê um passo para trás e pergunte você mesmo, e se eu não prestar atenção nisso? E se eu não tivesse notado? Eu ainda estaria incomodado? Eu precisaria ficar com tanta raiva? Isso traz à mente o que Marcus disse: “Você não precisa transformar isso em algo. Isso não precisa te incomodar.”

Porque você não precisa estar ciente disso.

Ryan Holiday

Em um mundo repleto de desafios e emoções que nos testam diariamente, a filosofia atemporal de Sêneca oferece um farol de discernimento. James Romm, um erudito dedicado, tem desbravado os ensinamentos de Sêneca, iluminando caminhos de introspecção e autodomínio. Agora, é nossa vez de aproveitar essa sabedoria e aplicá-la em nossas vidas. Sêneca nos lembra que a raiva, muitas vezes, é uma reação prejudicial e que podemos escolher ser menos conscientes das pequenas irritações que a vida nos oferece. Ao nos afastarmos dessa reação instintiva, encontramos uma paz interior que transcende as adversidades cotidianas. Junte-se a nós para explorar mais profundamente esses conselhos valiosos e descubra como a filosofia de Sêneca pode iluminar seu caminho. Inscreva-se, curta e compartilhe esta jornada de autoaperfeiçoamento com outros buscadores de serenidade. Juntos, podemos transformar nossa resposta à vida e encontrar a tranquilidade que tanto almejamos.

Abrace essa oportunidade de crescimento e compartilhe a paz interior!