Listen

Description

Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! https://calmadamente.com.br/

#filosofia, #sabedoria, #autoconhecimento, #pazinterior, #equilíbrio, #serenidade, #felicidade, #harmonia, #mindfulness, #motivaçãodiária, #aprendizado, #mindset, #crescimento, #amorfati, #mementomori, #marcusaurelius, #seneca, #zenao, #epiteto #paz, #mente, #calma, #poder, #felicidade, #eudaimonia, #meditacaoestoica, #chamadoestoico, #estoicismo, #estoico, #leosimão

Reflexões sobre a mortalidade “Momento Mori” e sobre a Beleza das coisas

“Nós devemos considerar não apenas que nossa vida é um definhar diário, de modo que nosso tempo no mundo vai lentamente se esvaindo, como também ter em mente que ainda que um homem viva por muitos e muitos anos, é deveras incerto se a sua cognição se manterá lúcida o suficiente para que ele possa prosseguir na investigação e na compreensão das coisas, de modo que ainda tenha consigo o poder de contemplação necessário para o conhecimento do divino e do humano.”

“Devemos aproveitar todo o nosso tempo presente, não somente porque a cada dia nos aproximamos da morte, como pelo fato de que a nossa capacidade de conceber e bem compreender as coisas tenderá a cessar ainda antes da sua chegada.”

“Devemos observar que até mesmo as coisas que se seguem às coisas que são produzidas de acordo com a natureza possuem, igualmente, algo de agradável e atrativo.”

“Se um homem tem um sentimento e uma profunda compreensão acerca das coisas formadas neste universo, dificilmente encontrará algo natural fora do compasso da harmonia de todas as coisas; em suma: algo que não tenha alguma beleza.

“Muitas oportunidades para se contemplar a beleza surgirão, certamente não perceptíveis por todos os homens, mas somente para aquele que se tornou verdadeiramente íntimo da natureza e de suas obras.”

Marco Aurélio: A capacidade de lidar com os medos e as incertezas

Conhecido como o imperador filósofo, desde criança Marco Aurélio se dedicou a buscar a sabedoria através da filosofia. Integrou a corrente do Estoicismo, cujo compromisso era o desenvolvimento de uma moral humana. Moral esta que ajuda a distinguir o que é eterno do que é passageiro; o que é bom, daquilo que se afasta do bem; o justo, do que é injusto. E a partir destas distinções poder fazer melhores escolhas, ter uma vida mais serena e segura.

Esta coerência entre os princípios e as ações nos dá poder diante das circunstâncias. Um eixo de sustentação interno que nos garante uma independência dos acontecimentos à nossa volta.

Oriundo de uma família nobre, Marco Aurélio nasceu em Roma no ano 121 d.C. Teve várias dificuldades pela posição que ocupava e por querer viver uma vida moral. Seu campo de atuação foi Roma, onde foi preciso lidar com a diversidade de línguas, religiões, invasões, pestes e traições.

Ele exercitou sua moral nessas dificuldades que se apresentavam. Assim como Marco Aurélio, também temos nosso campo de atuação, que está na nossa família, trabalho, trânsito, ou seja, no nosso dia a dia.

Este episódio é uma profunda reflexão sobre a mortalidade e a beleza da vida, inspirado pela filosofia de "Momento Mori" e pelos ensinamentos de Marco Aurélio. É um chamado para apreciarmos cada momento, pois nossa existência é efêmera e nossa compreensão do mundo pode se dissipar a qualquer instante. Assim como Marco Aurélio, que encontrou força na coerência entre princípios e ações, convidamos você a se inscrever no nosso canal, curtir e compartilhar este episódio. Juntos, vamos buscar a sabedoria que nos permite enfrentar medos e incertezas, construindo uma vida mais serena e significativa. Não perca essa oportunidade de refletir e evoluir. Junte-se a nós nessa jornada de autoconhecimento e crescimento.