Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia, #sabedoria, #autoconhecimento, #pazinterior, #equilíbrio, #serenidade, #felicidade, #harmonia, #mindfulness, #motivaçãodiária, #aprendizado, #mindset, #crescimento, #amorfati, #mementomori, #marcusaurelius, #seneca, #zenao, #epiteto #paz, #mente, #calma, #poder, #felicidade, #eudaimonia, #meditacaoestoica, #chamadoestoico, #estoicismo, #estoico, #leosimão
Sobre a força bruta e o cérebro - Sêneca, Carta XV
"Você vê, eu o aliviei de uma preocupação grave; e vou lançar lhe um pequeno presente complementar, – também grego. Aqui está o provérbio; é excelente: "A vida do tolo está vazia de gratidão e cheia de medos, seu curso está totalmente voltado para o futuro". – Quem pronunciou estas palavras? Você diz. O mesmo escritor que mencionei antes. E que tipo de vida você acha que significa a vida do tolo? A de Baba e Isio45? Não; ela significa a nosso própria, pois estamos mergulhados em nossos desejos cegos em empreendimentos que nos prejudicarão, mas certamente nunca nos satisfarão; pois se pudéssemos estar satisfeitos com qualquer coisa, teríamos sido satisfeitos há muito tempo; nem refletimos o quão agradável é exigir nada, quão nobre é estar contente e não depender da fortuna.
10. Portanto, lembre-se continuamente, Lucílio, quantas ambições você alcançou. Quando você vê muitos à frente de você, pense quantos estão atrás! Se você agradecer aos deuses, e ser grato por sua vida passada, você deve contemplar quantos homens você superou. Mas o que você tem a ver com os outros? Você superou a si mesmo.
11. Fixe um limite que você não vai sequer desejar ultrapassar, se tivesse a capacidade. Finalmente, então, livre-se de todos estes bens traiçoeiros! Eles parecem melhores para aqueles que esperam por eles do que para aqueles que os alcançaram. Se houvesse algo substancial neles, mais cedo ou mais tarde o satisfaria; como são, eles apenas despertam a sede dos sedentos. Fora com trastes que apenas servem para exibição! Quanto ao que o futuro incerto tem reservado, por que eu exigiria da Fortuna que ela me dê ao invés de exigir de mim mesmo que eu não deseje? E por que eu deveria desejar? Devo acumular meus ganhos e esquecer que o destino do homem é imaterial? Para que fim devo labutar? Eis que hoje é o último; se não, está perto do último.
Mantenha-se forte, mantenha-se bem"
Nesta carta de Sêneca, somos lembrados da importância de não viver uma vida de tolice, centrada no futuro e desprovida de gratidão. O autor destaca que a vida do tolo é aquela que está imersa em desejos insaciáveis e empreendimentos que, embora prejudiciais, nunca trazem satisfação genuína. Sêneca nos encoraja a ser gratos pelo que já alcançamos, a reconhecer que superamos a nós mesmos, e a fixar limites para nossas ambições. Ele nos instiga a abandonar a busca incessante por bens materiais e a não depender da fortuna, enfatizando a importância de viver no presente e apreciar o que temos.
Convidamos você a se inscrever no nosso canal para aprofundar a compreensão das lições atemporais de Sêneca. Esta carta nos oferece uma valiosa perspectiva sobre a tolice da busca incessante por desejos vazios e a importância de ser grato pelo presente. Se este episódio ressoa com você, não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares, pois juntos podemos cultivar uma mentalidade mais sábia e satisfatória.