Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia, #sabedoria, #autoconhecimento, #pazinterior, #equilíbrio, #serenidade, #felicidade, #harmonia, #mindfulness, #motivaçãodiária, #aprendizado, #mindset, #crescimento, #amorfati, #mementomori, #marcusaurelius, #seneca, #zenao, #epiteto #paz, #mente, #calma, #poder, #felicidade, #eudaimonia, #meditacaoestoica, #chamadoestoico, #estoicismo, #estoico, #leosimão
Melhore um pouco a cada dia - Marcus Aurelius - Estoicismo
Quando olhamos para a vida de um grande homem como Marcus Aurelius ou de uma grande mulher como a ativista católica Dorothy Day, é fácil ficar intimidado. Eles pareciam sempre saber o que fazer e pareciam sempre fazê-lo, independentemente das apostas. É fácil ficar desencorajado quando você usa seus exemplos como inspiração – parece impossível viver de acordo com seus padrões (e fácil esquecer, é claro, que eles nem sempre viveram de acordo com seus próprios padrões).
O mesmo vale para o estoicismo como um todo. A filosofia é tão aspiracional, tão idealista que, dadas as falhas que cada um de nós carrega, a ideia de chegar perto de se aproximar da vida de um sábio parece ridícula. Mas e se essa fosse a maneira errada de pensar sobre isso?
E se, em vez de tentar ser uma força inatacável do bem moral no mundo, cada um de nós tentasse ser um pouco melhor sempre que visse uma oportunidade? Que tipo de diferença cumulativa isso acabaria fazendo?
Todos têm oportunidades para fazer isso. Oportunidades de desligar o telefone e realmente ouvir alguém que precisa ser ouvido. Oportunidades de contribuir com alguns trocados para uma causa nobre. Oportunidades de deixar seus funcionários irem para casa mais cedo do trabalho. Oportunidades para pegar algum lixo ou para manter a porta aberta para alguém.
São pequenas ações. Eles não farão de você um sábio ou um santo. Mas eles farão uma pequena melhoria para o mundo e para você mesmo. E se todos nós as fizéssemos – e se todas as fizéssemos com mais frequência – elas resultariam em uma transformação real.
Um texto de Ryan Holiday
No texto, o autor explora a ideia de como é fácil ficar desencorajado ao olhar para figuras inspiradoras, como Marcus Aurelius e Dorothy Day, que pareciam sempre viver de acordo com altos padrões éticos. O autor sugere que, em vez de tentar ser perfeito, cada pessoa pode se esforçar para melhorar um pouco a cada dia. Pequenos atos de bondade e empatia, como ouvir alguém, contribuir para causas nobres ou ajudar colegas de trabalho, podem ter um impacto cumulativo significativo na sociedade e em nossa própria vida.
Se você também busca uma maneira prática de impactar positivamente o mundo e a si mesmo, inscreva-se em nosso canal para receber mais insights sobre como melhorar gradualmente a cada dia. Não se esqueça de curtir este episódio e compartilhá-lo com amigos que desejam fazer a diferença em pequenas ações. Juntos, podemos desencadear uma transformação real por meio de atos simples, tornando o mundo um lugar melhor para todos.