Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia, #sabedoria, #autoconhecimento, #pazinterior, #equilíbrio, #serenidade, #felicidade, #harmonia, #mindfulness, #motivaçãodiária, #aprendizado, #mindset, #crescimento, #amorfati, #mementomori, #marcusaurelius, #seneca, #zenao, #epiteto #paz, #mente, #calma, #poder, #felicidade, #eudaimonia, #meditacaoestoica, #chamadoestoico, #estoicismo, #estoico, #leosimão
Considere sempre as consequências - Epiteto
Manual Nº 29
Em cada ação considere sempre os antecedentes e os consequentes dela para só então realizá-la. Se assim não agires, darás início a ela com entusiasmo, uma vez que nunca pensaste em nenhuma de suas consequências; contudo, mais tarde, ao surgirem algumas dificuldades, tu desistirás desonrosamente.
Queres conquistar uma vitória nos Jogos Olímpicos? Pelos deuses, eu também! Com efeito, isso é admirável. Entretanto, considera os antecedentes e os consequentes para só então empreenderes essa ação.
Será necessário observares uma disciplina, te submeteres a uma dieta alimentar, te absteres de doces e guloseimas, suportar a imposição de exercícios em horários regulares no calor e no frio, não beber água fria nem vinho quando tiver vontade, em síntese, terás que te entregar ao teu treinador como te entregarias aos cuidados de um médico; em seguida, na competição terás que cavar a terra, às vezes deslocar o pulso, torcer o tornozelo, engolir muita poeira, ocasionalmente até ser chicoteado, e depois de todas essas coisas ser vencido.
Tudo isso levado em consideração, se ainda assim o quiseres, empenha-te duramente para ser um atleta. Se não for desse modo, estarás agindo como as crianças que ora brincam de lutadores, ora de gladiadores, ora brincam de soar trombetas, e em seguida atuam como trágicos; ocorrerá algo idêntico contigo, que ora será um atleta, ora um gladiador, a seguir um orador e depois um filósofo, porém, na plenitude de tua alma, nada. Mas imitarás, como um macaco, todo espetáculo que contemplares, e uma coisa após a outra e nada te trará satisfação.
Com efeito, não empreendas nada, antes de um cuidadoso exame e de considerá-lo sob todos os seus ângulos.
Assim, quando certas pessoas observaram um filósofo e o escutaram falar como Eufrates fala (entretanto, quem é capaz de falar como ele?), quiseram também elas ser filósofas. Homem, começa por considerar o que é que pretendes fazer, para depois, instruindo-te sobre sua própria natureza, descobrires se és capaz de levá-lo a cabo.
Queres competir no pentatlo ou [especificamente] na luta? Observa teus braços, tuas coxas, vê qual é a condição de teus rins. Com efeito, um tem propensão natural para uma coisa, ao passo que outro a tem para outra. Achas que agirás do mesmo modo, que poderás comer do mesmo modo, beber do mesmo modo, experimentar as mesmas aspirações, os mesmos aborrecimentos? Deverás ficar sem dormir, trabalhar arduamente, distanciar-te de familiares e parentes, ser objeto de desprezo de um pequeno escravo, objeto de riso daqueles com quem topares, em tudo ter o pior, nas honras, nos cargos públicos, nos processos judiciais, em todos os assuntos prosaicos.
Examina todas essas coisas se queres receber em troca delas impassibilidade, liberdade, tranquilidade de alma; se assim não for, não te aproximes da filosofia para teres a conduta das crianças, sendo, no presente filósofo, posteriormente recebedor de impostos, em seguida orador, logo após procurador de César. Essas coisas não combinam. Deves ser uma única pessoa, ou boa ou má; deves trabalhar ou a faculdade condutora de ti mesmo ou as coisas externas; ocupar-te, com engenho e gosto, ou das coisas interiores ou das coisas exteriores, isto é, desempenhar ou a função de um filósofo ou a do indivíduo vulgar.