Listen

Description


Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia#sabedoria#autoconhecimento#pazinterior#equilíbrio#serenidade#felicidade#harmonia#mindfulness#motivaçãodiária#aprendizado#mindset#crescimento#amorfati#mementomori#marcusaurelius#seneca#zenao#epiteto #paz#mente#calma#poder#felicidade#eudaimonia#meditacaoestoica#chamadoestoico#estoicismo#estoico#leosimão

Livro de Meditações de Marcus Aurélius - Livro XII Parte 6/10

No Livro XII de "Meditações" de Marcus Aurélius, o autor reflete sobre a abordagem que devemos adotar quando percebemos que alguém cometeu um erro. Ele nos encoraja a questionar a certeza do erro e considerar se a pessoa já não se condenou por suas próprias ações. Marcus Aurélius destaca a importância de reconhecer que as falhas são naturais e inevitáveis, e sugere que, em vez de negar os erros dos outros, devemos procurar corrigir a ignorância daqueles que erram.

Leia o trecho abaixo:

16. Quando alguém aparenta ter incorrido em erro, [pergunte a si mesmo]: “Como posso ter certeza de que pecou?”

Se a resposta for positiva, [considere]: “Já não terá ele condenado a si mesmo?” – O que equivale a dilacerar o próprio rosto.

Não admitir que o homem mau cometa faltas é não querer que a figueira produza o suco nos figos, que chorem os recém-nascidos, que relinchem os cavalos, e tantas outras coisas naturais e inevitáveis. Ora, com tal caráter, o que mais se poderia esperar de tal homem? Se isso lhe irrita, busca curá-lo da sua ignorância.

17. Se não é justo e não convém, não faça. Se não é a verdade, não diga. Você é livre [para cortar o mal pela raiz].

18. Em todos os casos, examine sempre o que é que, dentro de você mesmo, produz tal impressão, e busca explicá-la, distinguindo a matéria, o propósito e o tempo que ela deve durar.

19. Perceba enfim que há em você algo mais forte e divino do que as causas das suas paixões, que lhe sacodem como a um fantoche.

Qual é, neste momento, o meu pensamento? Medo? Suspeita? Cobiça? Algo semelhante?

20. Primeiro: nada fazer ao acaso, nem sem propósito. Segundo: não ter em mira outra coisa que não o bem de toda a comunidade.

21. Em breve você não estará mais aqui, nem em parte alguma. Em pouco tempo nada restará do que agora se pode contemplar, nenhum daqueles que hoje vivem. Todas as coisas foram formadas pela natureza para se modificarem e perecerem, a fim de que possam se transmutar em novas coisas e novos seres.


Neste vídeo inspirado nas "Meditações" de Marcus Aurélius, exploramos a sabedoria atemporal do imperador filósofo. Descubra como lidar com os erros alheios, reconhecendo a inevitabilidade das falhas humanas. Convido você a se inscrever no canal para explorar mais insights e filosofias valiosas. Não se esqueça de curtir este vídeo se encontrar valor nele e compartilhar com aqueles que podem se beneficiar dessa perspectiva enriquecedora.