Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia, #sabedoria, #autoconhecimento, #pazinterior, #equilíbrio, #serenidade, #felicidade, #harmonia #motivaçãodiária, #aprendizado, #mindset, #crescimento, #amorfati, #mementomori, #marcusaurelius, #seneca, #zenao, #epiteto #paz, #mente, #calma, #poder, #felicidade, #meditacaoestoica, #chamadoestoico, #estoicismo, #estoico, #leosimão
Não atribua sempre a maldade - Marcus Aurélius
Marcus Aurélius nos lembra da complexidade da natureza humana ao ponderar sobre as ações que muitas vezes consideramos más. No calor do momento, é fácil ficar frustrado e querer responsabilizar totalmente os outros por suas ações prejudiciais. No entanto, Marco Aurélio nos convida a dar um passo atrás e questionar se as motivações por trás dessas ações são realmente maliciosas ou se podem ser atribuídas à estupidez ou ignorância.
Leia o texto abaixo:
"As pessoas fazem muitas coisas que parecem más. Isso nos frustra. Isso nos causa problemas. Isso torna o mundo um lugar pior. Eles votam em políticos ruins. Dizem coisas ofensivas. Eles fazem bagunça. Eles estragam as coisas.
Naturalmente, nosso primeiro instinto é ficar chateado com isso. Para querer confrontar os perpetradores sobre isso. Para responsabilizá-los totalmente pelas consequências de seu comportamento. Mas vale a pena dar um passo atrás e se perguntar primeiro, eles são realmente totalmente responsáveis?
Considere, por exemplo, o dito de Hanlon – a ideia de que “nunca se deve atribuir à malícia o que pode ser facilmente atribuído à estupidez”. Significando que a maioria das coisas ruins que as pessoas fazem não são feitas por maldade... mas por simples ignorância. Nem todos são tão instruídos quanto você, nem todos foram criados para serem responsáveis como você, nem todos são tão talentosos quanto você, e é nessa lacuna que você encontra as explicações para a maioria dos erros, para a maioria das más condução, para a maioria do lixo que você vê na rua, e a maioria das coisas erradas que você sente foram feitas a você.
Lembre-se, isso é o que Marcus estava tentando dizer na famosa passagem de abertura de Meditações. Sim, vamos esbarrar em pessoas detestáveis, egocêntricas e rudes hoje. Mas não é porque eles são ruins ou valem menos do que nós. É porque eles ainda não sabem nada melhor. Porque eles foram deixados para trás e privados. E se pudermos nos lembrar disso, não ficaremos tão irritados com isso e isso não arruinará nosso dia.
Vai levar toda a nossa paciência e preparação para segurar isso, mas valerá a pena."
Um texto de Ryan Holiday
Convido todos a explorarem a profunda sabedoria de Marco Aurélio sobre compreender a natureza humana neste vídeo. Descubra como essa perspectiva pode transformar a maneira como percebemos as ações dos outros e influenciar positivamente nossas interações diárias. Inscreva-se no canal para mais insights filosóficos, deixe seu like se apreciou a sabedoria de Marco Aurélio e compartilhe este vídeo para inspirar uma compreensão mais compassiva em sua comunidade.