Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia, #sabedoria, #autoconhecimento, #pazinterior, #equilíbrio, #serenidade, #felicidade, #harmonia #motivaçãodiária, #aprendizado, #mindset, #crescimento, #amorfati, #mementomori, #marcusaurelius, #seneca, #zenao, #epiteto #paz, #mente, #calma, #poder, #felicidade, #meditacaoestoica, #chamadoestoico, #estoicismo, #estoico, #leosimão
Já se viu com raiva no espelho? Sêneca
Sêneca nos convida a olhar no espelho da introspecção e confrontar a verdadeira feiura da raiva. Ao observar como a raiva distorce a aparência e a postura das pessoas, ele destaca a infantilidade e a patética necessidade de atenção que ela muitas vezes revela. A raiva, quando expressa, não apenas prejudica a imagem externa, mas também compromete a credibilidade do ponto de vista que se busca defender.
Leia o texto abaixo:
"Já se viu com raiva no espelho? Sêneca
Ficar com raiva não é uma boa aparência. Sabemos disso porque vemos como as outras pessoas ficam feias quando ficam bravas.
Como parecem infantis. Quão patéticas parecem suas gesticulações, o quanto elas parecem precisar de atenção. Vemos o quanto isso prejudica o ponto de vista deles também – vemos sua raiva e pensamos: “Eles estão agindo dessa maneira porque é a única maneira de esperar vencer a discussão”. Podemos até nos preocupar com a saúde de alguém quando vemos sua raiva, temendo que ela possa ter um ataque cardíaco.
Sêneca, referindo-se a um pensamento do filósofo Sextius, escreve: “Muitas vezes tem sido útil para pessoas com raiva se olharem no espelho. A grande transformação em si os perturbou; eles não se reconheceram mais, mas quão pouco de sua verdadeira deformidade foi exibido na imagem refletida no espelho. No entanto, como tantas coisas que criticamos, é raro aplicarmos esse olhar de volta a nós mesmos. Observe que Sêneca não descreve como sua raiva parece no espelho.
Na verdade, quase em nenhum lugar de seu ensaio, Sobre a raiva, ele discute seu próprio temperamento e os problemas que isso lhe causou.
Seu trabalho hoje é olhar no espelho. Pensar em como a raiva não faz jus a você, o quanto ela o transforma e deforma quando você permite que ela tome conta. A raiva não é uma boa aparência para outras pessoas, o que torna muito improvável que seja uma boa aparência para você. Portanto, não perca mais tempo pensando em suas más escolhas.
Se Corrija agora."
Um texto de Ryan Holiday
Convido todos a explorarem a sabedoria de Sêneca sobre a raiva neste vídeo, onde examinaremos como a expressão desse sentimento afeta não apenas a percepção externa, mas também a integridade interna. Inscreva-se no canal para mais insights filosóficos, deixe seu like se apreciou a sabedoria de Sêneca e compartilhe este vídeo para inspirar uma abordagem mais consciente às emoções.