Listen

Description


Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia#sabedoria#autoconhecimento#pazinterior#equilíbrio#serenidade#felicidade#harmonia#mindfulness#motivaçãodiária#aprendizado#mindset#crescimento#amorfati#mementomori#marcusaurelius#seneca#zenao#epiteto #paz#mente#calma#poder#felicidade#eudaimonia#meditacaoestoica#chamadoestoico#estoicismo#estoico#leosimão

Sua ética não tem preço - Marcus Aurélius

Marcus Aurelius, o imperador estoico, nos brinda com uma poderosa lição ética no livro III de suas "Meditações". Ele nos adverte para nunca atribuirmos um valor tão elevado a algo que nos leve a transgredir nossa fé, perder nossa honra, odiar o próximo, suspeitar e amaldiçoar, agir com hipocrisia, ou desejar objetos que demandem a proteção de muros e

véus. A essência de sua ética reside em valorizar a razão e o "daemon" interior acima de todas as coisas, cultivando uma devoção a si mesmo que transcende as tragédias, lamentos e as necessidades mundanas.

Aquele que segue essa ética não se deixa abalar pela efemeridade da vida, não teme a morte e vive como o imperador de si mesmo. O pensamento de permanecer mais ou menos tempo nesta existência não perturba, pois a morte é encarada como uma simples jornada. Essa perspectiva permite viver sem a necessidade de reclusão ou da busca desenfreada por objetos mundanos.

A filosofia de Marcus Aurelius destaca a importância de manter os pensamentos alinhados com a racionalidade e os princípios fundamentais de um ser civilizado. Essa ética impulsiona a viver uma vida autêntica e significativa, distante das distrações que desviam o ser humano de sua verdadeira essência.

Leia o trecho do Livro III:
"7. Jamais dê tanto valor a uma coisa que possa ser levado a transgredir a sua fé, a perder a sua honra, a odiar qualquer homem, a suspeitar e amaldiçoar, a agir com hipocrisia, a desejar qualquer objeto que precise da proteção de muros e véus: pois aquele que coloca a sua preferência na sua própria razão e no seu próprio daemon, que cultua em si mesmo acima de todas as coisas, não tomará parte em tragédias, não viverá em lamentação, não terá necessidade nem da reclusão nem da multidão, mas viverá como o imperador de si mesmo, sem perseguir nem temer o dia de sua morte.

Pois que já não o perturba o fato de permanecer por um tempo maior ou menor nesta vida: ainda que fosse chamado a partir dela neste momento, seguiria prontamente em sua jornada, como se ela fosse qualquer outra viagem. Toma cuidado para que isto seja verdade em toda a sua vida, de modo que seus pensamentos jamais se desviem do que é pertinente a um ser racional e membro da civilização. "

Explore conosco as profundezas da ética estoica e a sabedoria de Marcus Aurelius neste vídeo transformador. Inscreva-se no canal para mais insights filosóficos, dê seu like se apreciou a mensagem e compartilhe este vídeo para inspirar outros a abraçarem uma ética inestimável em suas vidas.