Listen

Description


Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia#sabedoria#autoconhecimento#pazinterior#equilíbrio#serenidade#felicidade#harmonia#mindfulness#motivaçãodiária#aprendizado#mindset#crescimento#amorfati#mementomori#marcusaurelius#seneca#zenao#epiteto #paz#mente#calma#poder#felicidade#eudaimonia#meditacaoestoica#chamadoestoico#estoicismo#estoico#leosimão

Como reagir ao infortúnio - Sêneca

Ryan Holiday aborda a história de Marcus Lattimore, um talentoso running back da Universidade da Carolina do Sul, cuja carreira no futebol foi abruptamente interrompida por uma terrível lesão no joelho. Contrapondo a ideia de Sêneca sobre o crescimento ser um processo longo e a ruína ser rápida, o texto destaca como o infortúnio de Lattimore foi instantâneo. Em vez de sucumbir à raiva e tristeza, Lattimore ressurgiu. Ele retornou à escola, fundou uma organização sem fins lucrativos para ajudar atletas com lesões graves e, mais recentemente, assumiu o papel de diretor de desenvolvimento de jogadores em seu time, orientando estudantes-atletas para a vida após o futebol. A narrativa enfatiza a capacidade de transformar adversidades em oportunidades de crescimento, citando a experiência de Marcus Aurélius para ilustrar como os desafios podem conduzir a uma perspectiva mais elevada e autoconsciência valiosa.

Leia o texto abaixo:
Quando você começa a digitar “Marcus Lattimore” no Google, a primeira sugestão é “lesão”. Em 27 de outubro de 2012, na televisão ao vivo, o running back da Universidade da Carolina do Sul, Marcus Lattimore, sofreu uma terrível lesão no joelho da qual ele nunca se recuperaria totalmente. Lattimore era um daqueles talentos únicos na vida, mas em uma jogada, a carreira no futebol Lattimore construiu sua identidade em torno desapareceu.

Sêneca costumava dizer que o crescimento de qualquer coisa grande é um processo longo, mas sua ruína pode ser rápida, até instantânea. Para Lattimore, foi instantâneo.

Uma lesão tão devastadora poderia tê-lo enviado para uma espiral de raiva, raiva, tristeza e pesar. Poderia ter sido a última vez que ouvimos falar de Marcus Lattimore. Mas não foi. Em vez disso, ele voltou para a escola para obter o diploma que prometeu à mãe que conseguiria. Ele começou uma fundação para ajudar atletas que têm problemas para pagar pelo tratamento e reabilitação de lesões graves. E, mais recentemente, ele retornou ao seu time como diretor de desenvolvimento de jogadores, orientando estudantes-atletas para a vida após o futebol. Lattimore não entrou em espiral. Ele prosperou. E seu impacto agora é mais silencioso, mas muito mais poderoso do que teria sido na NFL.

Marcus Aurélius disse:

Quanto mais me desapeguei da situação e ganhei uma perspectiva mais elevada, mais percebi o quanto cresci e comecei a olhar para os aspectos positivos. Sem meu joelho explodindo na televisão, eu nunca teria entendido completamente o impacto positivo que tive nas pessoas que influenciou a criação de uma organização sem fins lucrativos. Eu nunca saberia quem estava realmente lá para mim. Se você quer conhecer seus verdadeiros amigos passe por adversidades. Eu nunca teria começado a ler e não teria a autoconsciência que tenho hoje e que considero meu bem mais precioso.

Em todas as situações, aquilo que parece ser o fim do nosso caminho pode, na verdade, estar nos mostrando o início dele. Pense hoje em sua própria vida, todos nós temos esses contratempos difíceis que se tornaram um grande avanço. As piores coisas podem se tornar algumas das melhores coisas. Como Lattimore, pode ser necessário algum distanciamento e perspectiva para ver isso, pode ser doloroso e pode vir devagar, mas pode valer a pena.