Listen

Description


Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia#sabedoria#autoconhecimento#pazinterior#equilíbrio#serenidade#felicidade#harmonia#mindfulness#motivaçãodiária#aprendizado#mindset#crescimento#amorfati#mementomori#marcusaurelius#seneca#zenao#epiteto #paz#mente#calma#poder#felicidade#eudaimonia#meditacaoestoica#chamadoestoico#estoicismo#estoico#leosimão

O que te aflige - Marcus Aurélius

Pois o que lhe aflige? A maldade dos homens? Rememore em sua mente tais reflexões: que os seres racionais existem uns para os outros, e que suportarem-se mutuamente é um dever dos que amam a justiça. Saiba que os homens incorrem no mal involuntariamente, e considere quantos deles, após caírem em inimizades, suspeitas e ódios, lutaram uns contra os outros até que fossem mutilados e reduzidos às cinzas; assim sendo, trate de aquietar sua mente em relação a isso.

Será, no entanto, que é o destino traçado pelo universo o que lhe amargura? Rememore este dilema: ou há providência [divina], ou tudo é regido por átomos [e acaso]; ou ainda, lembre-se dos argumentos que comprovam que este mundo é uma espécie de Cidadela, e tente aquietar-se.

Quem sabe são as exigências do corpo que lhe preocupam? Então considere que a mente já não se mistura com o seu sopro vital, seja em seus movimentos suaves ou bruscos, tão cedo ela toma consciência de si mesma e de suas capacidades; e rememore também as lições ouvidas e compreendidas acerca das dores e dos prazeres, de modo que possa apaziguar tais temores.

Mas talvez seja o desejo daquilo que chamam de fama o que lhe atormenta? Veja quão cedo tudo o que já passou é esquecido, e contemple o abismo infinito do tempo em cada lado do [tempo] presente; considere igualmente a insignificância dos aplausos, a inconstância de julgamento daqueles que elegem seus ídolos, e finalmente, o espaço estreito de terra em que vivemos nossas vidas, e fica em paz.

Pois toda a terra não passa de um ponto, e a parte que nos cabe habitar nela é ainda menor, ínfima, insignificante. Quão poucos são os homens que vivem neste recanto do mundo, e quão medianas são as suas qualidades; assim sendo, do que lhe valeria ter todo o seu aplauso?

Tudo considerado, é isto o que resta: lembre-se de se retirar de tempos em tempos neste pequeno território dentro de si mesmo, e acima de tudo não se deixe distrair e não violente sua alma, mas seja livre, e observe as coisas como um homem, como um ser humano, como um cidadão, como um mortal. E dentre as verdades para as quais você deve se voltar em suas meditações, inclusa estas duas:

Uma, que as coisas não são realmente capazes de tocar nossa alma, pois todas elas existem externamente, e toda a nossa perturbação surge unicamente da opinião que fazemos delas.

A outra, que tudo o que você vê neste mundo logo se transformará e deixará de existir. Ora, lembre-se de quantas destas transmutações você mesmo pôde observar ao longo da vida.

Ou seja: o mundo é transmutação; a vida é nossa opinião acerca delas.


O texto acima convida à reflexão sobre as aflições humanas, abordando diversos aspectos, desde as relações interpessoais até questões existenciais e a busca por reconhecimento. Encoraja a aceitação das adversidades, a compreensão da efemeridade da fama e a contemplação da brevidade da vida. Propõe a busca da tranquilidade interior, destacando a importância de se afastar das distrações externas e manter uma perspectiva serena diante das transformações inevitáveis do mundo.