Listen

Description


Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia#sabedoria#autoconhecimento#pazinterior#equilíbrio#serenidade#felicidade#harmonia#mindfulness#motivaçãodiária#aprendizado#mindset#crescimento#amorfati#mementomori#marcusaurelius#seneca#zenao#epiteto #paz#mente#calma#poder#felicidade#eudaimonia#meditacaoestoica#chamadoestoico#estoicismo#estoico#leosimão

Qual o segredo por trás do sucesso? Série Epiteto Corporativo

No terceiro episódio da série Epiteto Corporativo, faremos uma reflexão de que o sucesso muitas vezes exige esforço, dedicação e abdicação de certos prazeres ou confortos imediatos. É preciso seguir regras, desenvolver habilidades específicas e superar obstáculos para atingir metas profissionais.

Os estoicos acreditavam que o caminho para a felicidade e a tranquilidade interior era viver em conformidade com a natureza e aceitar aquilo que não podemos controlar. No contexto profissional, isso significa reconhecer que existem certas circunstâncias que estão além do nosso controle direto, como as ações de outras pessoas, o ambiente de trabalho ou as demandas do mercado. No entanto, podemos exercer controle sobre nós mesmos e como respondemos a essas circunstâncias.

A disciplina é fundamental para os estoicos, pois envolve a prática do autocontrole e o alinhamento de nossas ações com nossos valores e objetivos. No âmbito profissional, isso implica em estabelecer metas claras, criar rotinas eficientes, desenvolver habilidades relevantes e persistir mesmo diante de dificuldades. A disciplina nos permite manter o foco no que é realmente importante, evitando distrações e adiamentos desnecessários.

O sacrifício, por sua vez, refere-se à renúncia de certos prazeres ou confortos imediatos em prol de objetivos maiores e de longo prazo. Os estoicos valorizavam a noção de que as recompensas verdadeiras e duradouras vêm da dedicação e do esforço contínuos, mesmo que isso signifique abrir mão de gratificações imediatas. No contexto profissional, isso pode implicar em investir tempo e energia em projetos desafiadores, assumir responsabilidades adicionais, adotar uma postura de aprendizado constante e fazer escolhas conscientes que estejam alinhadas com nossos objetivos profissionais.

A menos que nos entreguemos de coração a nossos empreendimentos, nós nos tornamos pessoas vazias, superficiais e nunca desenvolvemos nossos talentos naturais. Todos conhecemos pessoas que, como macacos, imitam tudo o que parece ser novidade no momento, tudo o que chama a atenção. Mas logo seu entusiasmo e seus esforços esmorecem e elas abandonam seus projetos assim que eles viram rotina ou as exigências aumentam.

Um espírito indiferente não tem vigor. Esforços experimentais levam a resultados experimentais. As pessoas comuns mergulham de cabeça, sem cuidado, em seus projetos. Talvez um dia encontrem uma figura exemplar que os inspire a buscar a excelência. Buscar a excelência é sempre louvável, mas refuta primeiro sobre a natureza de suas aspirações e confronte-as com a sua capacidade.

Seja honesto consigo mesmo. Avalie claramente seus pontos fortes e seus pontos fracos. Você possui o que é preciso no momento para competir? Para ser um lutador, por exemplo, é necessário ter uma força extraordinária nos ombros, nas costas e nas coxas. Você tem aptidão física e agilidade para estar entre os melhores desse esporte? Uma coisa é desejar ser um campeão ou fazer algo com habilidade. Outra é fazê-lo realmente e com habilidade consumada. Pessoas diferentes são feitas para coisas diferentes.

Convido todos vocês a se inscreverem no canal para não perderem nenhuma atualização, ativarem as notificações para serem os primeiros a assistir aos novos vídeos e, se gostarem do conteúdo, curtirem e compartilharem com seus amigos e colegas. Juntos, podemos buscar o sucesso profissional e alcançar um equilíbrio significativo em nossas vidas.