Quer ter a mente calma? - Assista aula
gratuita! 👇 https://calmadamente.com.br/
#filosofia, #sabedoria, #autoconhecimento, #pazinterior, #equilíbrio, #serenidade, #felicidade, #harmonia, #mindfulness, #motivaçãodiária, #aprendizado, #mindset, #crescimento, #amorfati, #mementomori, #marcusaurelius, #seneca, #zenao, #epiteto #paz, #mente, #calma, #poder, #felicidade, #eudaimonia, #meditacaoestoica, #chamadoestoico, #estoicismo, #estoico, #leosimão
Como diferenciar a frieza da serenidade
A abordagem sobre não acreditar em nada sendo interpretada como ser uma pessoa fria e não reativa é algo comum, mas contrária ao conceito real do estoicismo. O estoicismo não busca questionar a existência de Deus; é mais como Galileu, que não tentou provar a existência de Deus, mas sim a circunferência da Terra. Ele é uma filosofia laica, sem um viés específico. Grandes filósofos estoicos, como Marcus Aurélius, Epiteto e outros, discutiram questões sobre deuses e crenças.
No estoicismo, a ênfase é nas virtudes e valores. Isso implica em ser justo, honrado, buscar sabedoria, conhecimento e evolução, tudo isso dentro do equilíbrio da temperança. Para atingir essas virtudes e esse equilíbrio, os estoicos usavam ferramentas como a dicotomia do controle, distinguindo o que podemos controlar (nossos pensamentos, ações, reações, sentimentos) do que não podemos.
É nesse ponto que os estoicos são muitas vezes considerados frios, pois não se deixam abalar pelas vicissitudes do dia a dia, não se entregam à ira ou aceitação passiva. Em vez disso, buscam uma serenidade que lhes permite enfrentar os desafios com calma e determinação, aceitando a realidade da situação e decidindo como avançar a partir daí.
Se você ficou intrigado com esses insights sobre o estoicismo e deseja explorar mais sobre como diferenciar a frieza da serenidade em sua própria vida, então você vai se encontrar aqui. Inscreva-se agora para receber atualizações regulares com conteúdo inspirador e reflexões profundas sobre filosofia, autoconhecimento e crescimento pessoal. Não se esqueça de curtir este vídeo e compartilhá-lo com amigos e familiares que também possam se beneficiar dessas reflexões. Juntos, vamos embarcar nessa jornada em busca de uma vida mais equilibrada e serena.