Trancoso Fora da Caixa 2024 - Uma imersão transformadora para líderes de alta
performance. Clique e saiba mais https://calmadamente.com.br/2024foradacaixavl/
#filosofia, #sabedoria, #autoconhecimento, #pazinterior, #equilíbrio, #serenidade, #felicidade, #harmonia, #mindfulness, #motivaçãodiária, #aprendizado, #mindset, #crescimento, #amorfati, #mementomori, #marcusaurelius, #seneca, #zenao, #epiteto #paz, #mente, #calma, #poder, #felicidade, #eudaimonia, #meditacaoestoica, #chamadoestoico, #estoicismo, #estoico, #leosimão
Encontre um ponto e transforme a sua dor
Hoje nós vamos iniciar a leitura do meu novo livro '365 dias com a calma da mente', e nesse primeiro episódio nós vamos falar sobre o que é a definição do estoicismo.
O que significa a gente encontrar um ponto, encontrar um ponto de virada para transformar dor em esperança, medo em coragem, preguiça em determinação, um foco e disciplina. Então eu vou ler aqui para vocês o belo livro de memórias de Peter Barton, 'Not Fade Away: A Short Life Well Lived', leva os leitores ao longo da história de um homem na busca por significado quando ele é forçado a se defrontar com a sua própria mortalidade, lutando por uma razão para persistir em meio ao diagnóstico terminal.
Sua esposa, Laura, ordena a Peter: 'encontre um ponto'. "Mas então, onde eu deveria encontrar esse ponto? Um reino, um lugar onde eu pudesse me sentir melhor. A resposta parecia óbvia, mas para mim era o lugar mais difícil de aceitar. Este reino era a minha mente. A mente era algo que eu ainda podia controlar. Fazer isso seria uma espécie de vitória que eu não estava acostumado a valorizar, uma vitória totalmente interior e privada, mas uma conquista legítima. No entanto, resolvi controlar meus próprios desconfortos, superá-los se eu possivelmente pudesse. Ao fazer isso, vim a entender a verdade profunda de que, embora minha dor possa ser inevitável, o sofrimento é em grande parte opcional. A dor pode torná-lo completamente miserável, ou a dor pode ser apenas dor. O truque, eu percebi, é confiná-los.
Precisamos praticar, faz parte do amor, quando alguém que amamos foi ferido precisamos encontrar um ponto, por exemplo, que isso nos aproxime mais dessa pessoa. Quando um projeto em que estamos trabalhando falha, precisamos encontrar um ponto, examinar as escolhas, os erros, as falhas que cometemos. Quando estamos presos no trânsito, precisamos encontrar um ponto, que seja escutar um podcast, acalmar sua mente, se conectar ao seu momento presente. Esses pontos desfazem magicamente o que estamos sentindo nesse momento. Claro que não, nada pode, mas eles garantem que o sofrimento não seja permanente. Eles garantem que aquilo que você está sentindo seja algo passageiro, que ele te traz momento presente. O sofrimento é opcional e a dor pode instruir. "
Eu acho esse texto, essa passagem linda, porque muitas vezes na nossa vida, a gente se confronta com uma dor enorme, uma dor no peito, a dor da perda de um ente querido, a dor de uma doença grave que você diagnostica em você. Quando a gente a perceber na vida, conectar perceber que, qualquer que seja a circunstância da sua vida, a vida não tá te perseguindo, aquela dificuldade, por mais difícil que seja para você aceitar, ela veio pra sua evolução, ela veio pra sua experiência. Então você tem duas formas de encarar tudo que acontece na sua vida, as coisas boas e as coisas ruins.
Uma delas é olhar com vitimismo, acreditar que a vida tá te perseguindo, por isso aconteceu comigo. Se martirizar e entrar nesse tubo, nesse tubo de desconexão, nesse tubo de dor. Isso é uma auto escolha sua. A outra é simplesmente olhar para isso como uma oportunidade de crescimento, olhar para isso como uma oportunidade de um chamado que a vida tá te dando para você se movimentar.