Listen

Description

#98 - Quer se aposentar ? Pra que ? - Marcus Aurelius - Estoicismo

No outono passado, havia um perfil do New York Times sobre o que é chamado de movimento FIRE. FIRE significa Independência Financeira, Aposentadoria Antecipada. Os proponentes deste movimento adotaram alguns princípios estoicos importantes. Eles acreditam que a vida é imprevisível e que trabalhar por anos em um emprego que você odeia por décadas para se aposentar aos 65 é um risco perigoso (e se você não chegar aos 65?). Eles acreditam que muitas pessoas estão em uma esteira hedônica, trabalhando longas horas para pagar por coisas que não querem a preços que não podem pagar. Vivendo abaixo de seus meios, investindo com sabedoria, aprendendo habilidades práticas (como trocar seu próprio óleo ou andar de bicicleta em vez de dirigir) e mudando radicalmente suas prioridades de estilo de vida, eles descobriram que é possível se aposentar aos 30 anos.

Fantástico. E deve ser encarado com seriedade por todos que inquestionavelmente assumiram o mantra de nossa sociedade consumista e materialista.

Mas, ainda assim, isso traz a seguinte questão: se de repente você pudesse se aposentar muito mais cedo do que o esperado, o que deveria fazer com seu tempo? O objetivo da vida não é labuta e trabalho sem fim, mas ainda precisamos de propósito e significado. Deve-se ainda fazer algo tanto com sua liberdade quanto com esse dom que chamamos de existência.

No artigo, uma das histórias de “sucesso” do FIRE é apresentada em detalhes: “Falando por telefone, o Sr. Long [disse]... naquela manhã, ele acordou sozinho, 'não quando um despertador me disse que eu tinha uma responsabilidade'. Ele leu as notícias online por 30 minutos, correu 11 quilômetros, tirou uma soneca e 'observou o ventilador de teto girar um pouco'.

Ele estava assistindo os filmes de They Shoot Pictures, não é? um site que classifica o que chama de 1.000 maiores filmes. Ele assistiu 600 ou mais. Ele tinha trabalho a fazer.”

Isso lembra uma das linhas mais fulminantes de Marco Aurélio, que escreveu: “Você tem medo da morte porque não poderá mais fazer isso?” Ou Sêneca, que brincou dizendo que muitos criminosos que pediram para ser poupados da execução já estavam basicamente mortos.

A independência financeira não tem sentido se você a gastar marcando filmes de uma lista. A aposentadoria é uma meta vazia se significa aposentadoria do propósito. De que serve um dia só seu... se você o passar olhando para o ventilador de teto giratório? Você está basicamente encarando uma metáfora visual para a vida da qual você disse que estava tentando escapar se aposentando cedo. Ao redor e ao redor e ao redor. Indo rápido, mas indo a lugar nenhum. Pelo menos em um trabalho você está a serviço de seus colegas. Pelo menos há uma chance de você estar contribuindo para o bem comum – mesmo que apenas por meio de impostos.

O sucesso não está sentado na sua bunda. O sucesso não é sair da realidade. O sucesso é libertar-se de obrigações inúteis e preocupações mesquinhas para que você possa realmente se concentrar no que importa, para que você faça mais e possa ser melhor.

A vida é curta. Viva isso. Não desperdice. Não desperdice sua liberdade.

Um texto de Ryan Holiday

Você pode nos escutar diariamente na Spotify, Apple, e Google podcast e no Instagram buscando por MEDITACAO ESTOICA

@poderestoico @meditacaoesotica @leosimao10

link tree leo simao

https://linktr.ee/leosimao

#meditacaoestoica #poderestoico #estoico #Estoicismo

#marcusaurelius #marcoaurelio #seneca #epicteto #zenao #epiteto

#filosofia #filosofo #sabedoria #amorfati #momentomori #filosofar