De onde vem a água que você consome? Essa pergunta te parece estranha? Bom, deixa eu explicar melhor, então…
Quando você abre a torneira da sua pia, do seu chuveiro ou do filtro para beber água, você sabe quantos quilômetros essa água percorreu para estar aí disponível para você? Se você não sabe, tudo bem, é bem fácil descobrir essa informação. Pegue a conta de água aí da sua casa, e logo abaixo dos parâmetros de qualidade estará escrito o sistema que abastece sua residência.
Agora voltando a minha pergunta, mais do que por simples curiosidade, a falta de conhecimento da grande maioria sobre de onde vem a água que consome, pode ser um indício que demonstre a relação de distanciamento que temos com esse que é um elemento vital para nossa sobrevivência. A água é tão presente no nosso dia a dia e, para a maioria das pessoas que vivem em centros urbanos, a tecnologia e a engenharia a tornaram tão acessível, que nos distanciamos demais da água enquanto um elemento da natureza indispensável para nós.
Desde criança aprendemos que 70% da superfície do nosso Planeta é composta de água, mas também aprendemos que dessa água toda, 97,5% é de água salgada. E dos 2,5% de água doce, quase 2% está congelada nas calotas polares. Isso quer dizer que de toda água do planeta, esses 0,05% que restou nós ainda temos que dividir com todas as outras espécies! E a gente polui…
Eu acho que uma boa porta de entrada para eu assumir a minha responsabilidade é saber, no mínimo, de onde vem a água que eu bebo. Se você acha que pode fazer mais pela qualidades das águas, ouça o novo episódio do Janela Podcast.
Contato:
Instagram: @cartadaterraemacao / @eupontalti
Twitter: @janelapod
Programa Carta da Terra em Ação
Realização: Débora Pontalti
Participantes: Janes Jorge e Miriam Falótico
Trilha Sonora: Hélio Francisco dos Santos
#QuartaPelaCartadaTerra