Você sabe o que realmente significa ser tolerante?
Tolerância não é apenas indiferença sobre aquilo que eu não gosto ou não concordo. Tolerância também não é permitir que essas opiniões e modos de viver existam. Então, será que coexistir com o diferente é ser tolerante? Bom, depende… Isso cria muros entre você e aquilo que você acha repugnante? Se sim, isso também não é ser tolerante. Então, ser tolerante significa respeitar que o outro pense diferente de mim? Depende, também… se eu estou respeitando esse direito à diversidade somente por receio que algum dia alguém coloque em risco o meu direito de expressar a minha individualidade, isso ainda não é a expressão máxima da tolerância.
Se eu entendi bem, antes de saber se eu sou ou não tolerante, é preciso reconhecer que a diversidade e a pluralidade são importantes, e todos nós temos necessidade de conexão com os outros.
É importante reconhecer que o desejo e a vontade do outro constroem e formam quem ele é, portanto são importantes para ele. E só por isso, por serem importantes para ele, já devem ser protegidos.
Se você quer entender até onde é aceitável ouvir opiniões discordantes, ouça a segunda parte do episódio sobre tolerância.
Contato:
Instagram: @cartadaterraemacao / @eupontalti
Twitter: @janelapod
Programa Carta da Terra em Ação
Realização: Débora Pontalti
Participantes: Larissa Gondim (@prof.larissagondim) e Paulino Junior (@paulino_junior)
Trilha Sonora: Hélio Francisco dos Santos (@heliofsan)
Campanha #QuartaPelaCartaDaTerra