Foram necessários mais de 4 bilhões de anos para que o planeta atingisse o equilíbrio que apresenta hoje. O conceito de equilíbrio está relacionado com manter-se constante, com não alterar seus parâmetros ao longo do tempo.
A Terra, com todo seu equilíbrio e biodiversidade, propicia benefícios intangíveis e essenciais para nós, seres vivos. Esses bens moldam as sociedades, nossas culturas e a qualidade de vida que levamos. E atualmente, a forma como estamos nos apropriando dos serviços que a natureza nos oferece tem provocado impactos sem precedentes e fez com que a biodiversidade global diminuísse em cerca de 13%, e que a temperatura do planeta fosse elevada 1,2ºC.
Enquanto isso, estudos preveem que, até 2050, a população humana chegará a 10 bilhões de pessoas. Mais pessoas, mais urbanização, mais produção, mais consumo. Será que necessariamente isso implica em mais alteração climática? Será que o planeta aguenta?
Se você quer se inteirar sobre a emergência climática que a Terra está passando, começando do zero até entender o que você pode fazer no seu dia a dia, esse é o primeiro episódio da série O Clima na Terra.
Contato Programa Carta da Terra em Ação - UMAPAZ/SVMA/PMSP
Instagram: @cartadaterraemacao
Twitter: @JanelaPod
E-mail: cartadaterra@prefeitura.sp.gov.br
Site do Janela Podcast
Realização: Débora Pontalti (@eupontalti)
Participantes: Flavio Bianchini (@fl4vio.bianhini) e Marcelo Soares Rubinho (@RubinhoMarcelo)
Planetário Parque do Carmo (@planetariosSP)
Canal do Youtube do Planetários de São Paulo
Trilha Sonora: Hélio Francisco dos Santos (@heliofsan)
Campanha #QuartaPelaCartaDaTerra