Listen

Description

ERYKAH BADU [SHOW] (22/01/2023)

Existe uma coisa muito interessante na ficção científica que  não é conservadora como STAR WARS (1977–2022),  que é pensar como seria a vida cotidiana de civilizações que fossem submetidas à tecnologias de alto impacto difundidas em termos massificados.

OU MAIS SIMPLES: QUAL O IMPACTO DA DIFUSÃO DE UMA TECNOLOGIA DE MASSA, E DE SEUS PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS, PARA A PRÓPRIA MASSA QUE A PRODUZIU?

Eu basicamente acho que comunismo é isso aí em cima, organizado por uma burocracia preparada e consciente de seu papel, coisa que nego teme, mas que tem seus motivos.

Porque uma burocracia consciente de si tende a se renovar constantemente à medida que sofistica a si mesma, uma vez que vai, por sua própria competência, superando sua motivação de existência.

AO CONTRÁRIO DA TECNOLOGIA DA MODERNIDADE QUE EM SEU MODELO BIOLÓGICO E VIRAL TENDIA A QUERER “CURAR” O MUNDO, ESSA TIPO DE PENSAMENTO VISAVA SUPERÁ-LO.

A NASA ( National Aeronautics and Space Administration — Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço,1958) seria o melhor exemplo desse tipo de burocracia, ou do que poderia ser esse tipo de burocracia, se ela não atendesse aos interesses do Irmão-Capitalismo. Sim, porque a NASA segue um princípio básico do começo do Capitalismo, o de procurar as soluções internas de suas economias, por meio da exploração de territórios alienígenas.

AS GRANDES NAVEGAÇÕES (XV-XVII) SEGUIAM ESSE PRINCÍPIO, FAVOR NÃO ESQUECER.

Então é uma marca do Ocidente Capitalista sempre achar que pode tomar os recursos e tecnologia de outros locais para resolver seus problemas internos.

Também é uma marca do Capitalismo a de apresentar suas comunicações de maneira majoritariamente visual, OU SEJA, O SENTIDO MÁXIMO, EM TERMOS DE ESTÉTICA NESSE SISTEMA É A VISÃO.

O que a musicalidade de ERYKAH BADU (1971) apresenta é a negação das duas premissas capitalistas acima.