RACIONAIS MC’S — DAS RUAS DE SÃO PAULO PRO MUNDO [FILME] (2022):
Quando se analisa a história brasileira percebemos que é uma enorme narrativa de violência, de retrocessos e progressos, de lutas e inconformismo (quem disser que o povo brasileiro aceita passivo suas mazelas, está extirpando uma grande parte de sua jornada), no entanto não me parece ser uma história onde o subversivo consegue se desenvolver.
Mas o que é algo subversivo?
A palavra tem origem no latim “subversus” que significa derrubar, destruir, e subversivo, por sua vez, significa a capacidade de derrubar. Via de regra a cultura e a tecnologias subversivas têm como seu objetivo derrubar, e substituir, as culturas e tecnologias hegemônicas.
O CRISTIANISMO EM SUA ORIGEM, POR EXEMPLO, TEM ALGO DE SUBVERSIVO EM RELAÇÃO AO MUNDO ANTIGO.
Por isso mesmo que as vezes esse tipo de religiosidade exerce certa atração por gente que é antagônica, ou no mínimo crítica, ao mundo capitalista.
Atração não quer dizer lealdade: qualquer cristão adora o diabo, no sentido exato dessa palavra, ou seja, como parte fundante, fundamental de seu pensamento.
EM SUMA O CRISTÃO CRITICA O DIABO, MAS COMPREENDE QUE SE ELE SUMIR A DIALÉTICA QUE CRIA O DEUS CRISTÃO TAMBÉM É ANULADA.
Esse mesmo tipo de cultura está presente em certa medida no liberalismo de esquerda, que critica o Irmão-Capitalismo, mas não propõe de fato uma superação do mesmo.
Isso explica também atração dessa gente pelo anarquismo, que tem origens cristãs, é subversivo em sua origem, mas que não tem, a não ser em sua proposta situacionista comunista, a proposta de um sistema subversivo que possa superar o atual sistema econômico.
UMA ANCAP EM VERDADE É FRUTO DESSE PARADOXO: ALGUÉM QUE USA CULTURA E TECNOLOGIA SUBVERSIVA, MAS QUE NÃO QUER QUE ELAS CUMPRAM SUA FUNÇÕES DE SUPERAÇÃO, DE FATO.
De toda a forma, sendo derrotado ou não, todo o subversivo, irá se tornar força hegemônica, seja pela superação desta, seja por ser cooptado.
FOI O QUE ACONTECEU COM O RACIONAIS MC’S (1988), SEGUNDO ESSE DOCUMENTÁRIO.
Siga lendo no medium