Listen

Description

Capeta Marvel.

Se tem uma das coisas mais divertidas de assistir no cinema é quando o Irmão-Capitalismo resolver aparecer. E ele adora participar no cinema em um papel específico, que representa muito de como ele age, mas não a concretude do que ele é:

O PAPEL DE DIABO.

Em vários filmes, versões desse ser cristão aparecerem com algumas variações, tais como: O HOMEM QUE VENDEU SUA PELE (2020), SPACE JAM: UM NOVO LEGADO (2021), e em filmes baseados na história que marca sua primeira grande aparição como o diabólico moderno: FAUSTO (2011) do diretor Alexandr Sokurov (1951), é uma dessas versões cinetográficas dessa narrativa. Não esquecendo de mencionar sua brilhante representação no desenho animado SAMURAI JACK (2001–2004 e 2017).

Ele aparece nas produções acima acima nos papéis de Jeffrey Godefroi (Koen De Bouw), Al-G Rhythm (Don Cheadle), Moneylender / Mephistopheles (Anton Adasinsky), e Aku/ Abu(Mako e Mauro Ramos) respectivamente.

Nesse filme que sobre o qual escrevo, ele aproveitou-se da aparência física clássica dele inspirada no poema de Johann Wolfgang von Goethe (1749–1832) para moldar, literalmente, o personagem que o representa diabolicamente , a saber: Tom Parker (Tom Hanks, em uma de suas melhores interpretações em filmes fracos).

Mas o diabo não é o Irmão Capitalismo e como em todas as produções acima citadas, talvez com exceção de SAMURAI JACK, ele não mostra sua concretude, que é muito superior a qualquer ser mítico ou religioso: o racismo.

Siga lendo no medium.