O Rodrigues do Marx.
Eu sou um fã confesso de Nelson Rodrigues (1912–1980), tanto que o tenho tatuado, em uma ironia proposital, em meu braço direito. E isso é imperdoável, mas comum, dentro da esquerda: porque o cabra era um literato assumidamente pequeno-burguês, anti-marxista explícito e crítico ferrenho de quaisquer grandes mudanças estruturais econômicas brasileiras, como qualquer um do extrato sociais dele, porém é uma unanimidade (?) que ele escrevia bem para dedéu sobre quaisquer assuntos. Logo, tal qual gente como José Guilherme Alves Merquior (1941–1991) ele era parte do braço realmente pensante da direita.
O FATO DE QUE ATUALMENTE A MAIORIA DA GENTE DA ESQUERDA É QUE AINDA LÊ ANALITICAMENTE ESSE BRAÇO MOSTRA A SITUAÇÃO INTELECTUAL DELA E DA DIREITA.
Rodrigues conseguia ver a psicologia que era imanente da materialidade brasileira. Para ele só gente cínica moralmente, ou melhor, cínica filosoficamente, era capaz de ver a realidade e seus efeitos na humanidade, ou vice-versa, porque acreditava que existia inocência, se não para que existiria aqueles que se divertem, por esporte e tédio, a esmagá-la sistematicamente
FOI UM ESCRITOR VINDO DA CLASSE MÉDIA QUE MANTEVE UM INTERESSE DELA, A SABER, A CLASSE DOMINANTE E SEUS DESVIOS DE CARÁTER, QUE A GENTE CHAMA NA HISTÓRIA DE “MENTALIDADES”, E A SUA MÃE DE FOFOCAS.
Porém, nosso cínico cínico ao criticar a elite econômica, acabava por elogiar a sua potência e ao mesmo tempo os nivelar moralmente ao resto da sociedade. Ao apresentar a humanidade os usando como base, nos transformava a todos em grandes capitalistas, porque todos nós dividíamos as mesmas emoções baratas.
Contudo antes do Rodrigues existiu outro escritor, tão sagaz, maquiavélico, e talvez mais cínico e cínico ainda do que nosso carioca de Pernambuco, pois viveu para ver a grande Revolução burguesa fracassar e a burguesia francesa ser domada: Honoré de Balzac (1799–1850).
Então vejamos como nossas ilusões; doces colegas produtores de conteúdo, estão condenadas a serem totalmente perdidas.
Siga lendo no link do medium.