Operações negras.
É público e notório que eu tenho grande admiração pela rés pública romana (509 a.e.c. — 27 d.e.c.). Esse é o período em que as instituições plebeias ganharam mais poder real sobre a Roma Antiga, e muitas das bases do pensamento proletário, inclusive o último termo, surgiram daí, sendo reaproveitados por pensadores tanto de esquerda quanto de direita.
O republicanismo moderno, é portador dessa noção, de que as instituições são mais importantes que os indivíduos e isso foi bastante forte, nos E.U.A, durante a Guerra Fria (1947–1991): dos nove presidentes compreendidos nesse período, 5 foram republicanos. Talvez essa ideia de ideais acima dos indivíduos fosse a que mais poderia fazer frente ao pensamento soviético.
Nesse sentido então grande parte da cultura pop seguiu os desígnios do pensamento republicano, uma vez que os estadunidenses eram hegemônicos nesse campo, graças à sua indústria cultural extremamente eficiente. Porque estou falando nisso?
PORQUE EU COMECEI A LER REGULARMENTE QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS, A PARTIR DE BATMAN, O CAVALEIRO DAS TREVAS (1986).
Logo muito do que as pessoas chamam de trumpismo (2010-) é em verdade uma nova modalidade do pensamento republicano e do pragmatismo estadunidense.
Esse é o espírito (cultural) que acompanha essa série. E isso deve explicar porque gosto tanto dela.
Siga lendo no medium.