PINOCCHIO [ANIMAÇÃO] (2022):
Sistemas educacionais de massa foram em grande parte obras de homogeneização cultural e subdivisão de classes sociais. Eles propunham criar cidadãos modelos, os quais, com o tempo e vontade seriam conformados para o que chamamos “cidadão de bem” em hierarquias que correspondessem às da organização das populações em função da econômica política vigente nacional.
No Brasil isso se corporificou na REFORMA CAPANEMA (1942–1946).
Tais sistemas pressupunham modelos de família que eram tidos como ideais, e eram, no sentido mais weberiano possível. Se partia do princípio de que todas as famílias seguiam o modelo urbano nuclear (pai trabalhador, mãe “dona de casa” e filhos que teriam a mesma orientação dos pais, de acordo com seus sexos biológicos). Em suma era um sistema que aceitava a diversidade de classes sociais, mas não sua mobilidade ou variedades constitutivas.
MAS A REALIDADE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA ESSES IDEAIS.
Porque a própria concretude desse tipo de ensino, que remetia ao pensamento tido como “futurista” estava muito atrelado ao pensamento do fascismo italiano (1919–1943 (?)), com a noção da guerra como método de seleção “natural” spencerista.
LOGO A PRÓPRIA GUERRA, AO MATAR MEMBROS DAS FAMÍLIAS, CRIAVA DIVERSIDADE NAS MESMAS, ASSIM PESSOAS QUE NÃO SE ENCAIXAVAM NO MODELO DE “FAMÍLIA DE BEM”. ISSO EXPLICA PORQUE O FASCISMO SEMPRE SE DEU BEM COM O PENSAMENTO CRISTÃO, QUE TAMBÉM PADECE DE CONTRADIÇÃO SEMELHANTE, AO SE PROPOR UNIVERSAL, MAS PREGAR ÀS DIFERENTES REALIDADES CONCRETAS.
Essa contradição entre idealismo e seus produtos correlatos sempre assolou o pensamento fascista, pois ele mesmo eliminava as condicionantes para que ele se expressasse de fato: aqui está o famoso irracionalismo da extrema-direita; sua vitória concreta decreta sua decadência moral.
MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO REALMENTE É ALGO INFERNAL, INTESTINAL E DIABÓLICO, NESSE SENTIDO.
Esta versão de Pinóquio, ao contrário de outras, não quer que ele se torne um “menino de verdade”, e sim, a mentira concreta de ser uma criança.
Siga lendo no medium.