HERÓI DE SANGUE (TIRAILLEURS)[FILME] (2022):
Por muito tempo eu pensei seriamente em me converter, ou reconverter, ao muçulmanismo. Isso se deu principalmente devido ao filme MALCOLM X (1992). Mas haviam outros motivos para isso, que estavam meio obscuros para mim na época.
É sabido, também, que eu tenho uma admiração assustadora por meu pai. Ele sempre foi um homem bom, muito sombrio e honesto. Isso me lembra o que certa vez uma moça discorreu, quando resenhava o primeiro PANTERA NEGRA (2018) acerca de T’CHALLA / PANTERA NEGRA (CHADWICK BOSEMAN) e sua relação com asua irmã SHURI (LETITIA WRIGHT) algo como
“É fundamental para toda a criança crescer na presença de um homem bom e honesto”.
Meu pai sempre se propôs a ser esse homem. Desconfio que era isso que vi quando assisti à versão do MALCOLM X feita por Denzel Washington (1954) um homem bom e honesto, porém, sombrio.
“Sombrio” porque ninguém pode entender muito bem ser honesto sem ter antes sofrido, e perpetrado, sofrimento e também ter pagado caro por ter feito ambos. Então a escolha pela honestidade não é dada por algum conformismo, por um medo de não errar, e sim, por ter errado e acertado, e sentido as desvantagens e vantagens de ambos e chegado à conclusão que ser honesto era o que mais lhe adequava.
Homens como meu pai, sempre foram tidos como pouco viris, pouco dados a deixar a brutalidade e a ganância tomá-los.
Sua força foi sempre fazer o possível buscar outros métodos além da brutalidade como meio de vitória, preferindo esperar que ela se cansasse: é a clássica estratégia do boxeador de periferia, esperar o inimigo se perder em sua própria inconsequência.
Contudo também jamais negar a eficiência da violência, como medo de que isso o levasse a se tornar parte dela.
HOMENS COMO ESSE SEMPRE TÊM SUA VIDAS CEIFADAS POR EMPREENDIMENTOS DO IRMÃO-CAPITALISMO, NOTADAMENTE O NACIONALISMO.
Porque as nações sempre se aproveitam desse tipo de sobriedade, de autocontrole, como estratégia para cooptá-los e coagi-los por meio da única coisa que pode levar esse tipo de homens a combaterem em suas guerras.
SEUS FILHOS.
Aqui resenho a tragédia de um pai: ser um homem bom e honesto.
"Lenses of Shadows (ft Apophysia)"
by SackJo22
2020 - Licensed under
Creative Commons
Attribution Noncommercial (3.0)
[Attribution Noncommercial (3.0)]