Listen

Description

DOUTOR DESTINO [QUADRINHO] (2019–2020):

Como é sabido tenho uma grande simpatia por personagens dotados de brilhantismo científico. Tem gente que não gosta disso, porque acha que o racionalismo é por demais teórico e também responsável pelos piores massacres que a humanidade já conheceu.

ESTÃO COMPLETAMENTE CERTOS. MAS NÃO O TEMPO TODO.

Aqui está grande sacada de entender o temor que o racionalismo traz, ou seja, que ele dota os indivíduos de uma linguagem que pode fazer com que seu portador tenha a habilidade de realizar extrapolações probabilísticas acerca do futuro, baseando-se em comportamentos verificados no passado, podendo inclusive, pensar métodos de mudar ou conter tais processos.

LOGO, LÓGICA.

Isso nos dá então a capacidade de entender os limites de nossa influência sobre a realidade circundante, ou seja, nossa própria vida. O mundo circundante é criação nossa e se viemos a morrer, ele literalmente morre conosco.

NÃO EXISTE APENAS UM LIVRO DA VIDA, E SIM, BIBLIOTECAS INTEIRAS, ESPERANDO SER COMPOSTAS PELAS PESSOAS AO NOSSO REDOR E POR NÓS MESMOS.

Contudo isso cria um problema: existe liberdade de fato? Porque ao deixarmos a alienação material, ou seja, a inocência, percebemos que somos determinados efetivamente por nossas ações concretas. 

Daí se deduz que a noção de liberdade plena, defendida pelo LIBERALISMO (1688) cai por terra. Somos processo em andamento, que pode conseguir coisas novas, mas tais constatações são só especulações até serem concretizadas de fato.

RESUMINDO:TODA A VITÓRIA VERDADEIRA SÓ PODE SER CONJUGADA NO PASSADO.

Em última análise aquele que sabe seus limites pode superá-los, o que sabe estar perdido, pode encontrar e abraçar o novo que é possível realmente a ele, se tiver vontade o suficiente.

E quem pode vislumbrar a própria perdição consegue perceber a dos outros a seu redor.

VICTOR VON DOOM (1962), SABE DISSO. POR ISSO É TÃO PERIGOSO: ELE É AQUELE (DOUTOR) QUE SABE DA PERDIÇÃO (“DOOM”, NÃO “DESTINO”) DE SI E DOS OUTROS.

Esse quadrinho é sobre isso.

"Love One Another (The Final Irony)" by Speck 2020 - Licensed under Creative Commons Attribution Noncommercial (3.0