Listen

Description

ELE [ FILME] (2025); MALÊS [FILME] (2025) E MAURÍCIO DE SOUSA — O FILME [FILME] (2025)

Introdução.

Estava eu perambulando pelo meu feed do INSTAGRAM (2010) quando me deparei com uma postagem sobre o DARKSEID (1970). Nela, defendia-se que o horror que o personagem representa faria parte do chamado NOVO REALISMO (1960), uma experiência literária mexicana, colombiana e brasileira em que o realismo teria retornado por meio das artes plásticas, usando restos do cotidiano disponíveis e da violência como estética.

Isso vai ao encontro do curso que estou ministrando sobre culturas alternativas, no qual o familiar se apresenta como o horror e o terror que uma sociedade tem de seus duplos, ou seus equivalentes — no caso aqui, o dos negros, os grandes horrores/vítimas do capitalismo, logo, seus estranhos familiares, ou sinestros.

Percebe-se, então, o cotidiano como uma forma de horror e terror que não se localiza mais no plano de se deslocar para locais ermos, onde seres naturais como o Pã grego vinham atacá-lo, mas sim de fantasmas/ficções/memórias que podem vir a assaltar seus outrora senhores, reconstruindo-os. O problema, lembrando o linguajar dos CENOBITAS (1986), é que nem sempre os que se submetem às reconfigurações de si conseguem sobreviver ao processo.

MAS O PODER E A VISÃO QUE LHES SÃO CONCEDIDAS, COMO FOI PARA DARKSEID EM ODISSEIA CÓSMICA (1988–1989), NÃO SE COMPARAM À DOR E AO TERROR CONTIDOS NESSE PROCESSO.

Nessa produção, seres se submetem a reconfigurações do que são, dentro do universo da negritude, para se tornarem versões terríveis e mais destiladas de si mesmos.

E, ao final, eles pensam, seriamente, por que demoraram tanto para executarem essa deliciosa dor.

INFILTRADO [FILME] (2021):
Aquele que busca a anti-vida.sombrionauta.medium.com
Repositório Institucional - Universidade Federal de Uberlândia: O Novo Realismo e a experiência do…
FREITAS, Tatiele da Cunha. O Novo Realismo e a experiência do horror: as narrativas de violência na América Latina…repositorio.ufu.br
HELLRAISER [FILME] (2022):
Maquinaria dos eus.sombrionauta.medium.com

Esta opinião é sobre isso.

Para acessar as referências siga o link [

https://medium.com/@sombrionauta/tr%C3%AAs-sinestros-fantasmas-negros-opini%C3%A3o-2025-ccf619d182d1 ]

TRILHA SONORA PIXABAY