Listen

Description

O DILEMA DO MÉDICO [PEÇA] (04/02/2023):

Eu adoro o cinema reacionário. Toda a vez que fico desapontado com a esquerda eu vou assistir algum filme desse segmento e me sinto melhor. Porque muitas vezes quem te odeia explica muito melhor o que você é, do quem te ama.

ALIÁS A VESPERA DA TRAIÇÃO GERALMENTE É PRENUNCIADA COM A FRASE “EU TE AMO… MAS…”.

Mas quem te odeia sempre é leal ao afeto autoritário que lhe quer impor.

Um desses reacionários famosos, que seguem bem a linha da HANNA ARENDT (1906–1975), de achar que socialismo soviético e o fascismo italiano e alemão (além de outros) são a mesma coisa, é o cineasta russo ALEXANDR SOKUROV (1951) em sua famosa trilogia sobre ADOLF HITLER (1889–1945), sobre LENIN (1870–1924) e HIROHITO (1901–1989).

Na do líder russo em particular, TAURUS (2001), vemos um humilhante elogio sendo feito: a verdadeira potência da REVOLUÇÃO RUSSA (1917–1924) era ele, e não o proletariado, e com sua morte aquilo tudo ia degringolar em uma autocracia ainda pior.

BOM, FOI O QUE ACONTECEU EM GRANDE PARTE, MAS NÃO TOTALMENTE: AQUI ESTÁ O CHARME DOS REACIONÁRIOS, ELES MORALMENTE ESTÃO CORRETOS EMBORA EXPLIQUEM ISSO DE MANEIRA COMPLETAMENTE EQUIVOCADA EM TERMOS CIENTÍFICOS.

ACHO QUE ISSO SE CHAMA PRAGMATISMO.

Porém em uma das cenas mais interessantes, em delírio, LÊNIN, irado com o luxo que lhe era dado em seu exílio forçado em Gorki afirma que a fartura de comida que lhe era servida estava sendo tirada da mesa dos trabalhadores. Em síncope, caído devido a seu esforço ele fantasia sua mãe morta lhe criticando pela revolução ao que ele só pode responder meio explicando, meio ainda se impondo “Preciso salvar os trabalhadores”.

SE TEM UM COISA QUE EU PENSO QUANDO LEMBRO DO LÊNIN É ESSA CENA.

A peça que estou resenhando abaixo é um dos piores tipos de reacionário: aquele que já foi adepto do pensamento revolucionário. Porque, tal qual SOKUROV, ele tem, em seu corpo de ideias, as frustrações vividas por ter sido um socialista utópico, por ter acreditado na ciência e por ter se decepcionado com ambas as coisas.

sIGA LENDO NO MEDIUM.