Ex-policial Miquéias Arcenio fala sobre luta contra a criminalidade no Rio.
Consultor de segurança e assessor parlamentar, Miquéias Arcenio é apontado como um dos melhores formuladores de políticas públicas para segurança pública no Rio de Janeiro.
Com não mais que 70 quilos e baixo, bem articulado e de raciocínio rápido, Miquéias Arcenio destoa do perfil truculento que marca o imaginário popular quando o assunto é a polícia militar.
Natural de Nilópolis, o especialista em segurança pública que deixou a corporação militar para se tornar consultor e assessorar um colega, vereador no Rio de Janeiro é considerado nos bastidores da política local um dos melhores formuladores de projetos de segurança de todo o Rio de Janeiro.
Seu diferencial, segundo colegas de farda ou outros assessores parlamentares: “é ter estado dentro de uma farda e transitado pela estrutura de poder e nas comunidades.” Hoje suas entrevistas e seus vídeos em canais de youtube fazem amplo sucesso tamanha a sua lucidez para analisar a luta contra a criminalidade brasileira.
Tendo romantizado o seu ingresso à Polícia Militar, Miquéias que queria usar a farda “para ajudar aquela velhinha que queria atravessar a rua”, acabou sendo jogado assim que formado – e com pouco preparo – para verdadeiras zonas de guerra entre as favelas cariocas.
Em entrevista ao Podcast Portal do Gida, Miquéias Arcenio apresentou a sua visão acerca das forças de segurança do Rio de Janeiro e da intrincada disputa na estrutura de poder que levou à formação das milícias cariocas, a quem classificou como “uma organização criminosa como qualquer outra, como o Comando Vermelho ou o Terceiro Comando”.