Hoje, 6 de abril de 2022 está completando 103 anos do rádio no Brasil. Trabalhando no rádio por tanto tempo, quando tive a oportunidade de retomar os estudos interrompidos aos 14 anos, quando comecei a trabalhar na Rádio Fluminense, concluí o curso de jornalismo na Faculdade de Jornalismo Pinheiro Guimarães. Era uma bolsa de estudos oferecida pela Rádio Globo, onde trabalhei até 2019.
Meu trabalho de conclusão de curso foram dois programas de rádio. O primeiro falava sobre Roberto Landell de Moura, o padre cientista brasileiro que inventou o rádio. Fato que no programa tentamos comprovar com a ajuda de pesquisadores, professores e até Laura de Luca, jornalista da Rádio Vaticana, que nos deu uma entrevista direto de Roma. Laura, no livro "Tu Piccola Scatola", afirma que Landell foi pioneiro, à frente do físico italiano Guglielmo Marconi
Uma publicação, hoje, da Rede Rubra me trouxe de volta a essa pesquisa. O trabalho foi classificado em 2011 no Intercom - Sudeste, mas não passou para a fase nacional. O que eu acho me desanimou um pouco, por que esta fase seria em Pernambuco. Lugar em que eu deveria continuar a pesquisa e concluir um terceiro programa sobre a Rádio Club de Pernambuco.
* ELETROBRÁS: A empresa não financiou o projeto. Ela aparece no programa por que eu tinha que criar também um patrocinador fictício
Esses arquivos estavam na internet. Mas eu creio que nesses 12 anos eles se perderam. Os sites saíram do ar e consequentemente o áudio também. Então resolvi repostar e convidar você a ouvir os dois capítulos.
Aqui, o 1°. Para fazer esse trabalhou contei com a ajuda de muitos colegas e professores que aparecem na Ficha Técnica do programa no final do áudio.