“Há pessoas que quanto mais se conhece mais se percebe a dimensão de sua trajetória. Esse foi, e é, meu sentimento em relação à importância do Cristiano como radialista. Remexer no seu acervo revela um pouco da história do rádio, sobretudo, nas emissoras que não fazem parte da óbvia “lista das dez mais”.
Assinado por Claudia Pinheiro, esse texto é o que chamamos no rádio de “prefixo”. Está no site criado por ela mesma que fez parte da vida do Cristiano.
Alô Cristiano, aqui quem fala é o “Bambú”, apelido que ganhei do Cris quando nos conhecemos na Rádio Tamoio. Ele apresentava o programa Chegando no Pedaço, inicialmente produzido pela Secretaria de Desenvolvimento da prefeitura de Saturnino Braga (1986). Depois, o programa passou a ter financiamento do Ibase e do Iser.
Esse áudio faz parte da minha memória no rádio. Ao lado de Cristiano aprendi muito de rádio, e como eu ainda era muito novo esse amigo foi minha referêcia para desenvolver uma consciência política e social. Eu, cidadão comum preocupado com os meus problemas, me reconheci como parte de uma classe trabalhadora explorada e muitas vezes marginalizada. Parte de um todo e não mais um indivíduo, mas sim alguém preocupado com o coletivo. Cristiano era assim: amigo e companheiro.
O áudio é de 1989, ou 1990. Não me parece ser uma edição do programa, mas sim uma fita de arquivo com vários recortes do que foi ao ar naqueles anos. O período se confirma pois na gravação Cristiano fala de Marcelo Alencar como governador do Rio de Janeiro. É um registro histórico que mostra como moradores de comunidades e da favela sofrem a muito tempo com a violência policial. E até hoje, passados mais de três décadas, tudo continua igual.
MAIS SOBRE CRISTIANO: https://www.cristianomenezes.com/
Site desenvolvido por Claudia Pinheiro
Essa gravação é mais um achado entre minhas fitas K-7 antigas que eu achava que tinha perdido.
Conheça o Projeto Bicicleta e Companhia: Produção de mídia sonora pela mobilidade sustentável e a humanização das cidades.
Ele é transmitido por 4 rádios e depois as edições viram podcast. O link está na apresentação desta plataforma.
Instagram: @bicicletaecompanhia