Temos visto, muita coisa preciosa na leitura de João, lembro que não é um estudo exaustivo, mas inspirativo, vejamos a partir do verso 31)
Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
Eles (quem são? Me parece que seriam os judeus que não acreditaram nele em todo o diálogo desse capítulo) lhe responderam: "Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? "(Quando entendemos e obedecemos a Palavra, crescemos espiritualmente e isso nos dá liberdade cada vez maior sobre o pecado - A vida conduz ao saber e o saber conduz a liberdade, por exemplo SABER que os judeus foram escravizados por sete nações (conforme Juizes), ainda que as 10 tribos do norte foram cativas para a Assíria e as 2 do sul para Babilônia por 70 anos, e que nesse momento em que travam esse diálogo, eram dominados pelo Império Romano, ou seja como é difícil admitir nossas deficiências e necessidades, quanto mais orgulhosos, pior. Somos bons em ver o erro dos outros, não os nossos, só até aqui, poderíamos falar exaustivamente, mas não temos muito tempo e quero só comentar quantas vezes me peguei ouvindo coisas sobre mim, que pensava que estavam falando de outra pessoa? Mas isso só acontece comigo )