Episódio 9 - 19 de Janeiro 2022
O Bora Lá Pinhal Novo foi sobretudo um ato de cultura, um ato de resistência e uma forma de fidelidade aos nossos valores e de reidentificação do nosso património cultural que deve ser lembrado e valorizado. Restituiu sons, cheiros, ritmos e rituais que nos ligam à própria fundação de Pinhal Novo.
Nas Festas Populares do Pinhal Novo. É lá que as tradições se despem para a alegria e a diversão noites dentro. Para se atirar de olhos fechados com aquela vaidade e orgulho caramelo que só tem quem conhece... É lá, onde nos fazemos à sopa caramela de apetite cheio e ao abafadinho Caramelo de peito erguido.
A coragem vinca cada memória e ficam as conquistas e o trabalho que se saem do corpo. É nas nossas festas de Junho que repousa o prazer de um apetite satisfeito e os sorrisos dos reencontros. E esse olá... e esse concerto, esse bailarico dos balha cá carroça. Esse abraço num qualquer palco, esse beijo num divertimento. E essa pertença que nos faz entrar como se entrássemos em nossa casa... à vontade!. É nosso. É de cá. É o ADN da vila inteira!
Mas tudo mudou nestes últimos anos. Caiu uma pandemia e as tradições foram "trancadas" em nome da saúde pública. Mas os transformadores são os que mantêm viva a chama da cultura popular. É difícil pensar no Pinhal Novo sem as suas festas. E em Junho do ano passado, um grupo de transformadores, agarrou uma ideia e criou o Bora Lá Pinhal Novo. Fizeram o que ainda ninguém tinha feito e honraram as tradições, a cultura, as artes e lembraram as festas populares suspensas durante dois anos devido à pandemia dos novos tempos.
A Associação das Festas Populares de Pinhal Novo não ficou nem à espera nem se resignou. Transformou o sonho em realidade e ensinaram a todos como se pode fazer um evento de 10 dias cumprido todas as regras de segurança. O Bora Lá Pinhal Novo foi eleito, pela ADN-Agência de Notícias e pela PopularFM, o "Melhor Evento Cultural de 2021". Porque para nós, a cultura continua a ser vital para o bem-estar mental e essencial para bem-estar da economia local.
Herlander Vinagre é o presidente da Associação das Festas Populares de Pinhal Novo, um dos bons caramelos de ir e vir e, sobretudo, caramelos de fazer acontecer
O Bora Lá Pinhal Novo não se limitou a ser - apenas e só - mais um evento. Afirma-se como uma viagem por um certo setor que resiste, subsiste e persiste em não se deixar matar. Por cá se fez história mesmo sem sopa caramela, patio caramelo, bifanas no pão, farturas ou ginjinha.
Até às 23 horas, há festas Populares em conversas com ADN. Bora lá começar!