Listen

Description

Episódio 22 - 27 de Abril  

Na nossa História, houve um “dia levantado e principal”, como lhe chamou José Saramago no final do romance Levantado do Chão. Os filhos dessa alvorada que rompeu com as sombras e o silêncio, aqueles que acordaram em dias de outra inteireza, são hoje livres porque uma geração lutou por isso. Por essa madrugada que ninguém, em 1974, saberia quando seria.

Nesta altura, o convidado desta semana das Conversas com ADN estava quase a fazer 20 anos. Viveu tempos da ditadura de Salazar, de Marcelo Caetano. Sofreu na pele e viveu na primeira pessoa a mão dura do antigo regime.  

Foi sempre - e continua a ser - um homem de esquerda, de luta e de ideais. Foi aluno de Zeca Afonso. Nasceu em Tavira mas foi em Pinhal Novo que faz história e nos conta estórias de vida. Uma delas? Bem, tirava algumas bicicletas de alguns distraídos e ia dar uma volta por ai. Mas regressava sempre. E a bicicleta também!

Quando Jaime mestre ultrapassou os 20 anos, o PREC já tinha acabado, tinham chegado meio milhão de retornados (assim chamados) das antigas colónias, a democracia pronunciava as primeiras sílabas com eleições livres (em 1975, uma afluência às urnas de 90%) e a entrada em vigor da Constituição elaborada pela Assembleia Constituinte, Salgado Zenha tinha revisto a Concordata com a Santa Sé (o que possibilitou o divórcio entre casados pela igreja e uma transformação gigante das dinâmicas da família), o Estado Social dava passos ainda titubeantes, mas seguros.

Jaime Mestre, um homem que todos vemos - no dia a dia - mas poucos reconhecem o seu trabalho em prol da comunidade.

Sobre ele? Bem, Jaime diz tudo. É uma Variação de Jacó. Do espanhol "variedade popular de jacó".  Jaime é um romântico com necessidade de segurança efetiva, indispensável ao seu equilíbrio. O seu ideal é amar, partilhar, viver em harmonia. è o artista por excelência, oscilando constantemente entre o sonho e a realidade. Contudo, os seus enormes talentos e a sua ternura e pureza compensam a sua vulnerabilidade.

Conversas com ADN que completaram este mês seis meses de entrevistas. Esta é a 22ª.