Episódio 4 - 1 de Dezembro de 2021
Não gere a sua vida na procura do sucesso e sabe bem aquilo que quer. Simplesmente faz, estuda e ensina música a centenas de jovens. Pedro Rodrigues de Almeida pegou na batuta da Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo - A nossa SFUA - em 2018 para deixar uma marca, uma inovação.
É um homem da música, da cultura e, sobretudo, um homem ligado às suas raízes e à vontade de fazer a diferença.
A alma não tem segredos na na música. Lá não podemos ser quem não somos. Esta frase acompanha o ADN do maestro da SFUA. Pedro é também o que vê e o que sente. E no fim das contas o que fica são as obras, os gestos, a vontade de fazer bem.
E pela coletividade mais antiga da vila de Pinhal Novo, [que comemora 125 anos a 6 de Dezembro], cruzam-se gentes de muitas paragens, destinos e rotas. Por lá se misturam sons, conversas e vários ritmos. SFUA é parte do nosso ADN, é o coreto, é o palco de tantas e tantas histórias e de onde saem talentos. O Pedro é só mais um desses talentos. Porque num ADN de um maestro se constrói o futuro.
É esta vontade de futuro que marca a vida do Pedro Rodrigues de Almeida. Porque mesmo em tempos de tormenta, esses que vivemos, só as árvores mais fortes ficam de pé. Até porque neste novo normal ninguém é capaz de lhe estragar os planos: Porque o melhor ainda está para vir. É sempre assim...