Listen

Description

Dedica-se há mais de 15 anos à criação de fios de lã proveniente de raças autóctones, assim como à divulgação constante e permanente da lã portuguesa junto de uma vasta audiência estrangeira e nacional. O seu projecto assenta num contínuo trabalho de pesquisa individual, tanto junto de criadores, pastores e artesãos como da indústria de lanifícios, num esforço de salvaguarda e divulgação de um património simultaneamente natural e cultural. Os fios para tricot assinados por Rosa Pomar são integralmente feitos em Portugal e em estreita colaboração pessoal com todos os intervenientes no processo, desde antes do momento da tosquia à criação dos novelos.

Rosa Pomar é licenciada em História pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em História Medieval, tendo frequentado cursos de Ilustração do Ar.Co em Lisboa e na School of Visual Arts em Nova Iorque. É autora de um dos mais antigos blogues portugueses, a ervilhacorderosa.com, e do livro Malhas Portuguesas (2013), traduzido em Inglês e Castelhano — actualmente esgotado em Português e com uma segunda edição em preparação. É autora de vários modelos para tricot, alguns deles publicados internacionalmente em revistas de referência, sobretudo escandinavas ou japonesas. Colabora com outras designers na criação de fios exclusivos e é convidada para colóquios, feiras e eventos ligados ao ensino do tricot à portuguesa e à preservação da lã nacional.

A Retrosaria Rosa Pomar conta com uma loja física situada em Lisboa, no número 50A da rua Maria Andrade, existindo desde 2008 como um centro dinamizador dos fios nacionais, não só através da venda direta ao público, como pela realização de workshops e masterclasses, ensinando o tricot à portuguesa e a historia da lã, da ovelha ao novelo, entre outras técnicas e acções.