Listen

Description

Formada em História de Arte, Estudos Curatoriais e História do Design, Felipa Almeida regressou a Portugal em 2006. Entre 2009 e 2011 integra o coletivo que desenvolveu o projeto MAP, mapa de artistas a trabalhar em Portugal. De 2011 a 2020, em parceria com a arquiteta Ana Anahory, cria o atelier de arquitectura e design de interiores Anahoryalmeida privilegiando as parcerias com artistas e artesãos e o uso de materiais portugueses.

 

Há dois anos iniciou um percurso autónomo, dedicando-se à pesquisa, divulgação e preservação de objetos de arte e artesanato feitos em Portugal. Trabalha em colaboração com artistas e artesãos, bem como unidades fabris tradicionais, desenvolvendo projetos que celebram a cultura, o património e as técnicas artesanais ancestrais. Partindo do seu trabalho de pesquisa e divulgação, Felipa Almeida faz curadoria de exposições, e projetos à medida, bem como coleções de artesanato.Duas vezes por ano abre as portas do seu atelier com pop ups em que desafia artistas e artesãos a criar peças únicas sobre um tema, como Sol & Mar (2021), Bolo Rei (2021), Areias & Sereias (2022), Segura Vela (2022) ou Fruteira (2023).

Felipa Almeida tem vindo a reunir uma coleção de peças de cerâmica de várias regiões de Portugal, que são o testemunho de épocas, saberes e vivências do país, e que inspiram todos os seus projetos.