Listen

Description

Maria Manuela Restivo é antropóloga e investigadora na área da arte popular. É licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra, mestre em Museologia pela Universidade do Porto e doutorada em Estudos do Património/História da Arte pela mesma universidade, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). 

Mergulhou na obra de Ernesto de Sousa e, tal como o autor, fez-se à estrada de norte a sul do país com "paciência e amor". Tem-se dedicado também à pesquisa profunda da cultura outsider portuguesa com o objetivo de a deixar documentada.

Terá sido imbuída neste domínio do afetivo que em 2016 fundou o projeto Arte Popular de Ana a Zé, dedicado à documentação da arte popular portuguesa.Terá sido a obra de José Correia, mestre artesão completamente desconhecido, que foi a força motora para o lançamento do projeto?Em outubro de 2022 lança o livro: de tanto olhar para as árvores não vêem a floresta, Escultura Popular Portuguesa

Vivemos hoje uma nova onda ou ciclo de interesse pela arte popular, o que difere este momento de outros que já vivemos?De que forma nos poderíamos desembaraçar, enquanto comunidade criativa  dos valores evocados pelo espírito de António Ferro quando falamos de arte popular?De que forma a obra lançada em 1965 por Ernesto de Sousa, o livro-album "Para o estudo da escultura portuguesa" continua atual nos dias de hoje?

Estas e outras perguntas abrem assim esta conversa com Maria Manuela Restivo.

Nota: Este episódio foi gravado em fevereiro. Ouvirão referencias sobre um curso que já se encontra a decorrer.