Explodiu a polêmica no Oscar 2016. Esse é o segundo ano consecutivo onde temos 100% de brancos indicados aos prêmios de interpretação, e a comunidade artística se manifestou praticamente em peso. O que isso tem a ver com o Não Me Critica dessa semana? Bem, esse ano em particular dois filmes colocaram em voga a questão transgênera no cinema de hoje. Detalhe: o estrelado por um homem cis branco tá indicado em várias categorias, o protagonizado por duas trans reais não. E agora?
O mundo do cinema que se sacudiu merecidamente pelas questões raciais tão evidentes e urgentes é o mesmo mundo que deixou passar em branco a segunda questão. Ora bolas, não passou da hora de discutirmos todo tipo de preconceito no cinema, na frente e atrás das câmeras? Por que um homem branco é celebrado por fazer a primeira trans da história, e reais trans num universo contemporâneo foi esquecido pela Academia?
Essa semana, Thiago Arzakom, Francisco Carbone e Elmer Dias debatem as qualidades (ou não) inerentes aos dois filmes, mostra seu posicionamento em relação a uma população crescente no mundo e que merece ter sua voz ouvida e debate o universo trans nas artes e espetáculos hoje, que poderia e deveria ser muito maior. Ótimo tema não? Pois aproveitem a ressaca do carnaval e se joguem nesse programa cheio de "tangerinas e garotas dinamarquesas". Vem com a gente!
Envie suas críticas, sugestões, dúvidas e opiniões sobre o assunto para voucriticar@naomecritica.com.br.
naomecritica.com.br
Acesse nossas redes sociais:
facebook.com/NaoMeCritica
twitter.com/NaoMeCritica
Ouça também pelo:
iTunes (App nos aparelhos da Apple)
http://youtuner.co/channel/www.naomecritica.com.br
http://podflix.com.br/#!naomecritica