MahalPita é o primeiro convidado do podcast Pop Negro BA, comandado pelo jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo. Os dois conversam sobre sobre música pop, negritude e as contribuições que bandas e artistas podem dar para a continuidade da cultura negra.
O produtor musical e artista multimídia fala ainda sobre o processo de transposição do ritmo do groove arrastado, de bandas como Psirico e Fantasmão, para os beats digitais. Ele também comenta a importância de pensar nas continuidades da música negra, sempre olhando para os que vieram antes.
Ele foi o convidado escolhido para o episódio de estreia do Pop Negro BA por ser uma das figuras mais interessantes da atual cena de música pop baiana. Nascido em Salvador, ele foi colaborador do BaianaSystem; produziu Vivão, álbum recém lançado pela banda Afrocidade; entre outros trabalhos.
Atualmente, dedica-se ao projeto solo M8TADATAH, pelo qual lançou o experimento audiovisual Oração aos Pretos-moços. Dentre seus principais trabalhos, desenvolveu o coletivo BRAUNATION (2010) e co-fundou o duo A.MA.SSA (2013), projetos precursores no processo de conexão do Pagode Baiano com a música eletrônica das diásporas globais.
O Pop Negro BA é um podcast dedicado à música preta da Bahia. Todas as quintas, o jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo recebe artistas para falar sobre as possibilidades de construir um pop negro, baiano e engajado em pautas antirracistas. O projeto conta com apoio do Salvador Meu Amor e dá continuidade à pesquisa que o anfitrião desenvolveu no mestrado em comunicação na UFRB.
A produção, roteiro, direção e apresentação é de Marcelo Argôlo; a edição de Gabriela Bárbara, da Edite Meu Podcast (@editemeupodcast); e trilha sonora original de Marcos Cuper (@marcoscuper). Este episódio conta com as faixas Forasteiro, do BaianaSystem; Que Swing É Esse, do Afrocidade; Playsom, também do BaianaSystem; Boka Boka e Pagodão das Três Raças, do A.MA.SSA; e História de Ifá (Elegibo), de Margareth Menezes.
Para saber mais sobre a cena de música pop da Bahia, baixe grátis o livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, de Marcelo Argôlo, no link: https://popnegrossa.marceloargolo.jor.br/.