Listen

Description

No segundo episódio do podcast Pop Negro BA, o jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo recebe a cantora Rachel Reis, promessa da música baiana pós-pandemia. Argôlo e Rachel conversam sobre a carreira da artista de Feira de Santana, o novo momento do pop baiano e os planos dela para o futuro.

Rachel Reis é uma das novas cantoras e compositoras que tem imprimido um estilo mais suave para a música baiana. Nascida em Feira de Santana, ela traz sonoridade com referências locais, como o samba-reggae, o arrocha e o pagode, mescladas com o universo pop, e a MPB.

Sua lista de inspiração traz nomes como BaianaSystem, Mayra Andrade, Céu, Gilberto Gil, Amy Winehouse e Jorge Ben. Com um timbre peculiar, que funciona bem nas suas composições e traz um personalização para as releituras, Rachel está em fase de se experimentar no palco, rompendo a timidez, e construir sua identidade artísticas sem muita preocupação de se encaixar em um rótulo

A sua presença no Pop Negro BA se deve à novidade que ela traz, apontando para uma maior presença do interior do estado na música baiana. Além disso, o sucesso de público que ela alcançou durante a pandemia instiga Argôlo a conhecer melhor o trabalho dela, que já tem status de fenômeno emergente.

O Pop Negro BA é um podcast dedicado à música preta da Bahia. Todas as quintas, o jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo recebe artistas para falar sobre as possibilidades de construir um pop negro, baiano e engajado em pautas antirracistas. O projeto conta com apoio do Salvador Meu Amor e dá continuidade à pesquisa que o anfitrião desenvolveu no mestrado em comunicação na UFRB.

A produção, roteiro, direção e apresentação é de Marcelo Argôlo; a edição de Gabriela Bárbara, da Edite Meu Podcast (@editemeupodcast); e trilha sonora original de Marcos Cuper. Este episódio conta com as Maresia, Chanel, 20h, Ventilador e Sossego, todas na voz de Rachel Reis.

Para saber mais sobre a cena de música pop da Bahia, baixe grátis o livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, de Marcelo Argôlo, no link: https://popnegrossa.marceloargolo.jor.br/.